domingo, 20 de novembro de 2011

«À Procura da Alegria» esgotou Musical

Estreou no domingo, 13, com casa cheia, na Sociedade Musical de Cascais, o musical À Procura da Alegria, de Victor Mata, com encenação de Vasco Campos, acompanhados, naturalmente, por toda uma equipa de técnicos. Do elenco fazem parte 16 elementos, alguns dos quais pisam pela primeira vez o palco – e esse é um dos principais aplausos a fazer, pelo dinamismo demonstrado em interessar pelo Teatro as camadas jovens.
Duas horas muito bem dispostas em que se dá conta de um tema prenhe de actualidade: a partida de inúmeros portugueses para as mais diversas partes do mundo (França, Inglaterra, Espanha, Canárias, Itália, Afeganistão, Macau, América do Norte, Venezuela, Brasil…), à procura de melhores condições de vida. Mostra-se como, nessas paragens, chegam a alcançar lugares cimeiros, ainda que a saudade do regresso seja, em todos, uma tónica comum.
O roteiro é, pois, pretexto para se darem apontamentos de danças e cantares de cada um desses países, em mui agradáveis coreografias de Susana Mata e adequado guarda-roupa (de Inês Mata), dado que as três personagens – orientadas à partida e recebidas à chegada pelo tio cego, Carlos Lopes – vão ao encontro dos parentes que têm por essas bandas: Viriato é um agricultor que tem procurado manter-se da faina agrícola; Paião fora deixado à guarda do tio, quando os pais emigraram; Amália já nascera em França, mas também foi enviada para cá ao cuidado do tio.
Mensagem evidente e optimista: «Matar saudades, voltar à vida sã do campo, alimentar-se da produção generosa das suas próprias mãos e assistir com alegria às festas da nossa terra». Valeu!
Entre os convidados, registe-se a presença do vereador Nuno Piteira Lopes e do presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche, Fernando Teixeira Lopes. Piteira Lopes, no final, manifestou o empenho camarário em dar todo o apoio possível a estas manifestações, pelo enorme significado sociocultural que representam.

[Publicado no Jornal de Cascais, nº 290, 16-11-2011, p. 10].

Sem comentários:

Enviar um comentário