quinta-feira, 15 de maio de 2014

Museum – Comunicar entre museus e sobre museus e património

            Na cerimónia de atribuição dos Prémios APOM 2010, que decorreu no Museu do Oriente a 13 de Dezembro de 2010, a Associação Portuguesa de Museologia (APOM) outorgou à lista museum o Prémio da Melhor Comunicação On-Line, no âmbito da temática da Museologia e do Património Cultural.
Tive ensejo, dias depois, a 18 de Dezembro, de difundir uma mensagem onde afirmava:
«Se, em nome da Administração, me congratulo e agradeço, como não podia deixar de ser, o prémio que a APOM houve por bem conceder a esta lista, não posso deixar de afirmar que ela é o que os seus actuais 814 membros entenderem e ao seu incentivo e colaboração se deve o facto de sermos um meio privilegiado de informação no mundo português da Museologia – porque nos dão esse privilégio.»
E acrescentava:
«Criada faz amanhã, dia 19, quatro anos, na sequência do entusiasmo gerado entre os primeiros estudantes do Mestrado em Museologia e Património Cultural da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a lista está sediada no Centro de Informática desta Universidade e tem, neste momento, no seu arquivo 4821 mensagens – o que dá bem conta da quantidade de informação que tem sido por ela veiculada. Pode mesmo dizer-se que raro será o museu de Portugal que dela não seja membro e que não faça questão em divulgar por este meio as suas iniciativas, na certeza de que, dessa forma, chegarão aos destinatários certos.»
Na verdade, na origem desta criação está o facto de se ter verificado que na lista archport – destinada primordialmente a temas de Arqueologia – frequentemente havia mensagens que mais se prendiam com a Museologia e os museus, assim como com o património cultural no seu conjunto. Esse facto, a par da enorme pujança que os museus portugueses nessa altura já manifestavam, levou-nos a adoptar o esquema que já com a archport estava a dar mui proveitosos resultados, ou seja: os interessados inscreviam-se como membros e passavam a gozar automaticamente da prerrogativa de poderem divulgar através da lista as suas mensagens e de todas receberem, criando-se, desta sorte, cada vez mais ampla comunidade em torno dos mesmos interesses. Distinguia-se, assim, claramente, dos blogues, a que só acede quem quer e quando quer e onde as opiniões pessoais prevalecem, porque disseminadas (sabe-se) num âmbito restrito.
Divulgámos, pois, a 29 de Dezembro, o «Estatuto editorial»:
«1. Museum é uma lista de discussão de conteúdo (in)formativo, preferencialmente vocacionada para as áreas da Museologia e do Património Cultural, aberta a todos quantos a ela queiram aderir.
2. A todos os membros da lista cabe o direito de divulgarem as suas actividades e de fomentarem ou contribuírem para a discussão de temas considerados de interesse comum.
3. Serão, por isso, bem-vindas todas as informações que visem a criação de uma comunidade de interesses em torno da Museologia e da divulgação, defesa e valorização do património cultural.
4. Museum, apesar da sua ‘naturalidade’ portuguesa, não enjeita – antes preconiza! – uma dimensão internacional, no mais amplo clima de globalização em que vivemos. Nesse sentido, acolherá de boa vontade informações veiculadas por listas suas congéneres e verá com agrado as suas informações (devidamente referenciada a origem) divulgadas por outras listas, salvaguardando-se sempre o que a lei estipular em termos de direitos de autor, nos casos aplicáveis.»
No ponto 5 se estabeleciam as regras de actuação:
«As mensagens não poderão exceder 1 MB, salvo em casos verdadeiramente excepcionais, que serão automaticamente submetidos à apreciação dos administradores da lista. Nesse sentido, é sempre recomendável o não-recurso a anexos (nomeadamente para veicular cartazes ou programas), substituindo-os pela indicação do e-mail através do qual poderão ser solicitados ou do site a consultar.
Também não serão aceites automaticamente mensagens com muitos destinatários nem com destinatários ocultos.»
No momento em que redijo esta nota (16.49 h de 8 de Junho de 2011), a lista conta com 842 membros e tem no seu arquivo 5777 mensagens.
Em jeito de balanço, poderia afirmar:
1º ‒ Hoje, a consulta ao arquivo da museum permite tomar o pulso da toda a imensa actividade museológica que se está a desenvolver no País, porquanto a quase totalidade dos museus faz questão de aí a publicitar, o que representa, sem dúvida, enorme fonte de enriquecimento mútuo, porquanto as experiências e as iniciativas de uns são inspiração e incentivo para outros.
2º ‒ Dia Internacional dos Museus, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, Dia Internacional da Criança, Dia da Árvore e, de um modo geral, todos os dias internacionais e, até, nacionais, que proporcionam iniciativas de âmbito museológico ficam bem registados e divulgados aqui.
3º ‒ Além da informação, museum tem-se feito eco das grandes problemáticas surgidas em torno da política museológica nacional. Recorde-se quanto foi escrito sobre a eventual transferência do Museu Nacional de Arqueologia para o edifício da Cordoaria Nacional; as complexas questões do Museu Nacional dos Coches; a discussão sobre os orçamentos para a Cultura, tendo-se demonstrado, amiúde, quanto os museus contribuem não apenas para a formação de uma identidade (cada vez mais necessária) mas também para o equilíbrio financeiro do orçamento cultural do País.
4º - Outras páginas dedicadas a esta temática surgiram, entretanto, por iniciativa particular ou até institucional. Congratulamo-nos com isso, na medida em que todos estamos empenhados no mesmo intuito de valorizar os museus e o património cultural, a demonstrar a quem nos governa que vale a pena apostar na Cultura, de que os museus são e continuarão a ser (pesem, embora, todas as restrições económicas) alfobre imprescindível. Museum prosseguirá, pois, na senda de veicular o que os seus membros houverem por bem transmitir, na mais sadia e aberta troca de impressões.
            Por consequência, o galardão conferido pela APOM, que agradecemos, constituiu, sobretudo, mais um incentivo para se continuar a fazer mais e melhor, com a colaboração de todos!

Post-scriptum: Participei, a 18.05.2011, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, a convite do Director Regional da Cultura do Centro, no Colóquio Museus: um Exemplo, em que apresentei o fórum Museum, pelo facto de ter sido agraciado, em 2010, com o Prémio APOM de ‘Melhor Comunicação on Line’. Foi-me solicitado que passasse a escrito o que então dissera, porque era intenção daquela Direcção Regional publicar as intervenções aí realizadas. Tendo consultado, há dias, a DRCC, foi-me comunicado que, afinal, essa intenção de todo se perdera. É, pois, este o texto que então escrevi.

Sem comentários:

Enviar um comentário