segunda-feira, 23 de junho de 2014

António Sala apadrinhou loja social

             António Sala apadrinhou a loja social «Dar a Mão» inaugurada no começo da tarde de sábado, 21 de Junho, em Outeiro de Polima, no edifício multiusos pertença da Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana (Cascais).
            A cerimónia contou com a presença de meia centena de fregueses, boa parte deles em representação de colectividades e associações locais.
            Disse-se, em primeiro lugar, dos objectivos da loja: ir ao encontro dos mais necessitados, quer possibilitando a aquisição de vestuário e utensílios domésticos e mesmo mobiliário a mui baixo custo, resultantes das ofertas de particulares e de empresas. A loja vai incluir também um cabeleireiro e uma lavandaria, por exemplo, uma vez que – salientou a presidente da Junta, Profª Maria Fernanda Gonçalves, no seu discurso – se tem verificado cada vez mais que, com a perda de emprego mormente na classe média e com o findar do subsídio de desemprego, se registam crescentes dificuldades dos fregueses em pagar, além do mais, a água e a electricidade. Assim, quem estiver em condições para o efeito – mediante inscrição na Junta e após inquérito concretizado pelas assistentes sociais – poderá usufruir, desta sorte, de melhores condições de sobrevivência. O apelo da presidente foi, pois, no sentido de quem tem algo de que já não precisa mas se encontra ainda em boas condições para vir a ser utilizado por outrem se disponibilize para o entregar na loja.
            Antes da presidente, deu António Sala o seu testemunho. Residente na freguesia há perto de 30 anos, falou de como se sentia bem no clima gerado entre a população das mais variadas origens, que o tratavam (sublinhou) não pelo nome mas por ‘vizinho’, o que bem denota o espírito de comunidade que por ali se sente e que importa manter. Manifestou o seu apreço por ter sido convidado para apadrinhar obra de tão elevado alcance e deu de imediato o exemplo: «Minha sogra morreu há dois meses; a televisão que tinha no quarto e que está em excelentes condições já não faz falta e ficará muito bem aqui, ao lado destas».
            A Loja Social «Dar a Mão» contou com o apoio específico da Associação de Beneficência Manancial de Águas Vivas; e o Rotary Clube de Sintra fez questão em aproveitar o ensejo para oferecer uma cadeira de rodas, resultante da campanha de angariação de tampinhas que está a levar a efeito. Aliás, na freguesia está precisamente em curso – aproveita-se o ensejo para o referir e sugerir, nesse sentido, a visita à página da Junta (www.jf-sdrana.pt/) – uma campanha de angariação de tampinhas de plástico a favor da Miriam, menina que esteve presente na inauguração e que corre sério risco de lhe vir a ser amputada uma perna.
            Desta forma está a Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana a rendibilizar em prol da comunidade um edifício que lhe foi entregue há anos e que alberga também, por exemplo, o Espaço Museológico Ilídio Carapeto, onde se mostra a notável colecção de réplicas de embarcações mui habilmente feitas por Mestre Carapeto, espaço que celebrou a 16 de Maio, p. p., o seu primeiro aniversário.
            Congratulamo-nos.
 
            Publicado em Cyberjornal, edição de 22-06-2014:
http://www.cyberjornal.net/index.php?option=com_content&view=article&id=625:antonio-sala-apadrinhou-loja-social&catid=89&Itemid=85 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário