quinta-feira, 2 de julho de 2015

Orquestra Sinfónica de Cascais - O concerto deste Verão

             Longe de mim a ideia de fazer uma apreciação ‘técnica’ do que foi o Concerto de Verão da Orquestra Sinfónica de Cascais, realizado, com casa quase cheia, no passado dia 13 de Junho, no auditório Senhora da Boa Nova.
            Executaram-se, neste segundo concerto, duas obras que o programa anunciava com «emblemáticas» e de «popularidade incomparável» (e são-no!): a «Suite Alentejana nº 1» de Luís Freitas Branco, que preencheu a primeira parte; e a mui célebre «Suite Scheherazade Op. 35», criada, em 1888, pelo compositor russo Nikolai Rimski-Korsakov (1844-1908), sob inspiração dos contos das Mil e Uma Noites.
            Apreciei, na primeira, o final do prelúdio, com os arcos dos violinos a descerem lentamente depois de, momentos antes, haverem ensaiado uma corrida frenética. O prelúdio levara-nos, aliás, às planícies alentejanas, onde, de quando em quando, o som dolente do oboé ou o encantamento da flauta lembravam rebanhos a pascer… No 2º andamento – intermezzo – também ele mui sereno, os baixos já mais se fizeram sentir e os violinos ensaiavam uma daquelas repentinas tempestades... O final, que bem apetecia trautear de tanto nos estar no ouvido, quase andaluz nos pareceu aquele frenético fandango!...
            Scheherazade encanta-nos sempre, no seu sortilégio oriental: «O mar e o navio de Simbad», «A história do Príncipe Kalender», «O jovem príncipe e a jovem princesa» e, finalmente, a quarta parte, «Festa em Bagdad – Naufrágio do barco nas rochas». E se o diálogo entre a harpa e os violinos nos atraiu e é sempre de muito admirar o entusiasmo e a enorme competência do maestro Nikolay Lalov (bem navega ele no seu mar, sem naufrágio algum à vista!...), maravilha-nos a entrega de todos e cada um dos músicos, a vibrarem (nota-se bem!) com os sons magníficos que estão a produzir!
            Mais uma vez, saímos de alma cheia! Parabéns!
                                                           José d’Encarnação

Publicado em Cyberjornal, 02-07-2015:

Sem comentários:

Enviar um comentário