segunda-feira, 13 de março de 2017

Canteiros de S. Brás de Alportel

«Arranca o estatuário uma pedra dessas montanhas, tosca, bruta, dura, informe; e, depois que desbastou o mais grosso, toma o maço e o cinzel na mão…» – assim o Padre António Vieira; assim, os canteiros de S. Brás.
Sentiram, desde cedo, o apelo do seu calcário e deixaram-se seduzir, numa relação amorosa que lhe aguçou o engenho e os tornou peritos na arte de afeiçoar a pedra a seu bel-prazer. Demandaram Marrocos e foram famosos. Demandaram, nas décadas de 40 e 50, Cascais e outras terras da Grande Lisboa, onde imponentes obras os chamaram. E, na sua terra, esmeraram-se nas esculturas, no baixo-relevo, no requinte do pormenor daquele lintel de porta ou na perfeição arquitectónica daquele jazigo.
Mestres numa arte deveras imorredoira, levaram bem longe o nome de S. Brás. Merecem, pois, que os imortalizemos também.
 
                                                                  José d'Encarnação

              Nota: Foi este texto, subordinado ao título «Circular no presente pelas histórias do passado… Rotunda dos canteiros», inserido na agenda cultural São Brás Acontece, Câmara Municipal de S. Brás de Alportel, Março 2017, p. 16. Precedeu-a a seguinte explicação, da autoria da coordenadora da edição, Dra. Marlene Guerreiro:
                «À rotunda da Variante Sul que dá acesso, para norte, ao sítio da Calçada; e, para sul, ao sítio dos Funchais, terra rica em rocha calcária, onde ainda se localizam algumas das pedreiras do concelho, foi atribuída a simbólica designação de Rotunda dos Canteiros num convite a conhecer melhor este ofício que marcou a história de gerações…».

3 comentários:

  1. Filomena Barata
    13/3 às 23:05
    «E, na sua terra, esmeraram-se nas esculturas, no baixo-relevo, no requinte do pormenor daquele lintel de porta ou na perfeição arquitectónica daquele jazigo». Gostei.

    ResponderEliminar
  2. Maria José de Matos
    14/3 às 10:49
    Do estatuário à catedral, construindo sempre o projecto que levará à perfeição da pedra como à do ser humano.

    ResponderEliminar