O
palco está aberto. Cenário nu. Duas portas, uma de cada lado, no meio de
paredes brancas. Observa-nos, no cadeirão, uma dama de pernas cruzadas, vestido
branco, manto verde, luvas brancas, grinalda prateada, máscara nos olhos à moda
do Carnaval de Veneza. Caem-lhe das orelhas dois penachos verdes também. Cabeleira
ampla sob um toucado verde. Incide sobre ela o único foco de luz. Observa o
vaivém dos arrumadores. Descruza as pernas agora, que já tarda o início do
espectáculo. Percebemos que há uma rampa larga, a terminar quiçá atrás dum
balcão com espelho. Aí se miram os espectadores. E a senhora deve estar a
pensar: «Quando é que esta gente se acomoda? Se me balancear um pouco e pousar
o queixo na mão, qual pensador, é capaz de ser melhor».
Quem
será a personagem para, assim sentada, nos receber?
19
h 20 m. Vamos começar. «O uso da máscara é obrigatório durante todo o espectáculo».
Apagam-se as luzes. A senhora foi-se embora. Lá no cimo, o saxofone de Elmano
Coelho. Saberemos depois que aparecerá de vez em quando a sublinhar uma
passagem…
Assim
é. O shakespeariano drama de Hamlet, milhares de vezes encenado em todo
o mundo, assume, aqui, pelas mãos de Carlos Avilez e de toda a equipa do Teatro
Experimental de Cascais uma roupagem diferente. Sim, é bem original o recorte
do guarda-roupa (de Fernando Alvarez), a fazer jus ao que sempre nos habituou.
As paredes brancas são, afinal, ecrãs por onde deslizam fantasmas, teias, ora
roxas, ora vermelhas, consoante a cena que observam. João Vasco é a voz que vem
de longe. Um achado!
«Quebra-se-me
o coração, mas tenho que calar a minha boca». «Se tratares cada pessoa segundo
o seu mérito quem escapará ao chicote?»… «Vai para um convento e vai
depressa!». «A loucura dos grandes não pode caminhar sem vigilância». Densidade
de um texto, superiormente traduzido por Sophia de Mello Breyner Andresen.
E
vem a espalhafatosa alegria dos comediantes. E ensaia-se uma dança à moda
antiga, como que para espantar demónios. No duelo de esgrima, sentimos – ainda!
– a maestria de Mestre Eugénio Roque, bem continuada por seu discípulo Tiago da
Cruz. Ele que tanto gostaria de ter assistido a esse doloroso final!...
É
verdade, esquecemo-nos da senhora. Descobrimos, nos ‘textos de apoio’, que é
Maria João Pinho; que a destinada ao convento é Bárbara Branco, de seus 22
aninhos; que o protagonista, José Condessa, anda pelos 24. Temos no rol, claro,
os veteranos da companhia: Teresa Côrte-Real, Luíz Rizo, Sérgio Silva… Veterano
é também Miguel Loureiro. Por entre eles, como Bárbara e José Condessa, os
formados na Escola Profissional de Teatro de Cascais (EPTC): Renato Pino, Rodrigo
Cachucho, Miguel Amorim… Mas, agora reparo que me estou a embrenhar pelos nomes
e, neste caso, algo me diz que não deveria. Sim, há que notar a falta de Manuel
Amorim, que há bem pouco nos deixou e a quem este espectáculo também serve de
homenagem.
Regozija-se Carlos Avilez
por lhe ter sido dada a oportunidade de, pela segunda vez, encenar «Hamlet», um
espectáculo que «não se faz sem amor, sem amizade, sem um profundo respeito por
todos». É por isso que, para ele, não há nomes, só um: Hamlet!
E,
ao verem José Condessa incarnar Hamlet com este nível absolutamente invulgar, uma
interpretação colossal, a pedir meças a quantos actores ingleses – e não só! – esta
personagem interpretaram, Carlos Avilez, João Vasco, os docentes da EPTC e toda
a companhia sentir-se-ão realizados: prepararam o terreno, lançaram boa semente
e bem suculentos frutos aí estão!
José
d’Encarnação
Publicado em Costa
do Sol Jornal (Cascais), 28-04-2021, p. 3.
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Um dos instantâneos do espectáculo.
O pasmo perante o extraordinário.
A adequada escolha da luz.
Cada um no seu lugar e todos no mesmo
espanto.
O rigor da coreografia.
A enorme eloquência das mãos.
A sintomática escolha dos planos.
Cena simples, dir-se-ia; sim,
a simplicidade aparente gizada por grandes
Mestres!
Momento de antologia! |
Bela peça.
ResponderEliminarAinda não vi esta encenação de Hamlet(vou combinar com uma amiga que bem conhece o espaço, também) mas tal como costumo fazer nas viagens, quando assistir à peça já estou bem documentada sobre os detalhes graças a este belo texto. Muito bom. Carlos Avilez já nos habituou a encenações únicas, modernas, originais, em que coreografia, iluminação, guarda-roupa e interpretações dão significado especial. Muito grata por um texto que incentiva a ida ao Teatro.
ResponderEliminarRectificando, na sexta linha: "...às quais coreografia..." Um abraço.
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