quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Na Egoísta vive a poesia!

            Compreende-se o desabafo – se assim se pode chamar – de Mário Assis Ferreira, o Director da revista da Estoril-Sol, a Egoísta, neste seu nº 51 (Dezembro de 2013): não lhe sabe a Natal, mas a Páscoa, por corresponder como que a uma ressurreição, quando a sombra da morte por longos meses por ali pairou…
            Na verdade, a publicação desta tão prestigiada e singular revista, que já recebeu, desde 2000, mais de quatro dezenas de prémios, esteve suspensa durante meses e reaparece agora, com a excelência a que já nos habituara: amarela de ouro, a celebrar os poetas e a poesia!
            Chamar-lhe «magnífico» é pouco, se nos demorarmos a folheá-lo, a saborear palavras e ilustrações, como quem abre um daqueles blocos de apontamentos, onde vamos exarando as nossas impressões quotidianas ou os esboços gráficos de momentos a não esquecer.
            Nomes sonantes das artes e das letras se reuniram para a celebração, na esperança de esta ser, nas palavras de Patrícia Reis (a responsável pela edição), «uma forma auspiciosa de sair de 2013 e abraçar novos desafios».
            Do admirável conjunto que nos é oferecido, destaca Patrícia Reis as «imagens de Annie Leibovitz, a fotógrafa americana que nos traz uma interpretação de Romeu e Julieta»; são bem eloquentes, de facto, e abrem auspiciosamente este volume; contudo, não posso deixar de referir, por exemplo, o poema de Maria Teresa Horta, a proclamar que, ao escrever, se correm riscos, se criam riscos e «vamos cinzelando o sonho em detalhe, na minúcia, na romã e no enxofre, na rosa e alquimia». Claro que, nas suas páginas, não vem de carreirinha, mas com a cesura dos versos. Preferi, porém, transcrevê-los assim, para que melhor se lhes capte o sentido. E leio «Morrer de ingratidão», quatro quadras de Vasco Graça Moura: «Vou sempre a jogo quando me convidas / e apenas sei que perco sempre a mão»…
            Textos, pinturas, desenhos, fotografias… um mundo de cor, de formas, de… sedução!

Publicado em Cyberjornal, edição de 25-12-2013:

Sem comentários:

Enviar um comentário