quinta-feira, 12 de maio de 2011

Fomos por aí…

Canteiros
Cumpriu-se o ritual. Em Trajouce, num barracão que cheira a museu, tantos são as antiguidades expostas, os canteiros de S. Domingos de Rana atacaram o Maio, na caldeirada da tradição, no dia 1º. Evocaram-se tempos idos, em que a exploração e o trabalho da pedra era actividade principal no concelho, depois da lavoura; fizeram-se juras de a continuarem a manter… Que lhes não falte coragem nem incentivos!

Ribeira de Trajouce
O almoço foi ao lado da Ribeira de Trajouce,. Em plena povoação. A ribeira fede. Não é limpa há vários anos.

Equipamentos para o lazer
É deveras surpreendente a panorâmica dos equipamentos disponibilizados, ao longo dos últimos anos, pelos executivos da Câmara e das freguesias do concelho de Cascais para actividades de lazer. Aliás, o mesmo está a acontecer por todo o País, tanto nos núcleos urbanos do litoral como nos do interior – o que muito apraz registar.
Espaços ajardinados e com bancos; parques infantis; campos para a prática de jogos; pistas para aqueles malabarismos em patins, de sobe-e-desce; o circuito de manutenção no paredão; pequenos anfiteatros aqui e além, a sonharem com concertos ou espectáculos; os chamados ‘parques urbanos’… Enfim, rosário longo de coisas boas, a que só falta… utilização!
Mentalizemos novos e velhos para de tudo isso usufruírem. Não hesitem! E que a maravilha que acontece no Parque Marechal Carmona, sempre a abarrotar de povo, tenha eco noutros locais!

Parque gratuito
No parque de estacionamento subterrâneo à entrada do Parque Palmela, o letreiro indica «Parque gratuito». No dia 1; perguntei à ESUC, sua gestora, se era para continuar, com o que, naturalmente, muito nos congratularíamos, pois, dada a sua localização, ele serve em exclusivo para os utilizadores do Parque Palmela e do paredão, ou seja, para actividades não-comerciais. Não recebi resposta até ao momento em que escrevo (dia 7, às 16.30 horas).
[Post-scriptum: A ausência de resposta mantém-se (12.10 h. de 12-05-2011)].

Largo dos tanques (Cobre)
Já existe o projecto para a sua reabilitação. A praça de táxis está mal instalada. A paragem do autocarro, junto ao ecoponto. Os tanques – estes – já não têm a serventia para que foram pensados, têm… outras! O chafariz não está no local primitivo…
Demorará muito para que o bonito projecto se concretize no terreno?

Areia – falta ainda sinalização
Depois de muitas insistências, lá se conseguiu que a povoação da Areia (freguesia de Cascais) fosse mencionada numa das placas da Av. A. Amaro da Costa. Mas, ao que parece, ao artífice só encomendaram uma placa e eram precisas mais. Na saída norte da Torre, por exemplo, pela estrada que bordeja a Marinha.


Publicado em Jornal de Cascais, nº 266, 11-05-2011, p. 6.

Sem comentários:

Enviar um comentário