sábado, 18 de junho de 2011

Centenário de S. Brás de Alportel

Passarão cem anos, em 2014, sobre a elevação de São Brás de Alportel à categoria de concelho. Quis o Executivo Municipal nomear-me para presidir à comissão encarregada de levar a cabo as iniciativas que integrarão essas comemorações. A apresentação foi feita na sessão solene do passado dia 1 de Junho, Dia do Município. Não me foi possível estar presente, mas preparei para aí serem ditas as palavras que se seguem:

Aceitei, com todo o gosto e muito orgulho, tão honroso convite que me foi endereçado pelo Senhor Vice-Presidente, Vítor Guerreiro, em nome do Executivo Municipal, para presidir à Comissão que irá ter a responsabilidade de organizar, em estreita colaboração com todas as forças vivas são-brasenses, as comemorações do centenário do nosso concelho.
Apesar de fisicamente ausente, não há dia nenhum em que eu não tenha notícias de S. Brás e que não sinta o pulsar cada vez mais forte e saudável de um Município que detém já, por mérito próprio, lugar de destaque no panorama dos municípios algarvios e, até, dos municípios portugueses.
Isso se procurará demonstrar! Ainda que nascido apenas há escassos cem anos, S. Brás soube, mormente nas últimas duas décadas, agarrar oportunidades, despertar consciências, acolher hospitaleiramente os que doutras paragens aqui decidiram fixar-se, apelar ao regresso dos são-brasenses que, há décadas, haviam debandado em busca de melhores condições.
Não se hesitou em aceitar o progresso no que ele significa de melhoria da qualidade de vida, mas soube-se também, por outro lado, manter e fazer renascer tradições, memórias, identidades!...
A Calçadinha funciona, pois, como símbolo desse saudável apego a uma História milenar, que não começou, não, apenas há cem anos, numa singularidade que tem muito mais que um século e que a vontade de um punhado de são-brasenses apenas quis realçar e reivindicar quando proclamou a sua independência em relação a Faro.
Tudo isso se procurará, pois, demonstrar nas comemorações. Ao som de acordeões, claro, que nisso somos mestres; mas também na cristalina pureza das nossas fontes aconchegadas; na riqueza enorme da nossa cortiça; no desfiar de lendas e cantilenas; na evocação dos vultos grandes da nossa História, os que por cá viveram e outros que souberam alevantar em franças e araganças e por esse País fora, nas mais honrosas funções e actividades, o nome de S. Brás – que Alportel foi, e é, «porta»! Porta de saída, sim; de passagem obrigatória, também. Queremos, com as comemorações, mostrar que é, sobretudo, porta de entrada para um rincão delicioso, onde – em pleno contacto com a Natureza, no total respeito pelo ambiente e pela biodiversidade – é bem agradável viver!

Publicado no jornal Noticias de S. Braz, nº 175, 20-06-201, p. 175.

Sem comentários:

Enviar um comentário