quarta-feira, 26 de março de 2014

Foram passear os cães!...

            Na manhã de sábado, 22 de Março, os responsáveis pela Fundação São Francisco de Assis, sita, como se sabe, no Zambujeiro (Cascais), decidiram comemorar a chegada da Primavera, começando com uma plantação de árvores e, sobretudo, organizando o que chamaram de «III Pegada»!
            Pois a pegada foi nada menos do que uma caminhada pelos matos felizmente ainda existentes em redor do Zambujeiro, um nicho ecológico do maior interesse que muito importa preservar.
            Demandaram o Rio Marmeleiro – que assim se chama a Ribeira das Vinhas por aquelas paragens – e, aspirando o ar puro e bem cheiroso dos tojos e de muitas plantas indígenas ora em flor, apreciaram o murmúrio das águas correntes (ali nada poluídas), vieram saudá-los melros e felosas…
            Mas… a caminhada não foi de propósito para os 67 Amigos da Fundação e os 24 Escuteiros e Chefes do Agrupamento de São Pedro e São João do Estoril que os acompanharam! A companhia mais importante foi outra: 19 cães de companhia e 23 cães residentes que estão para adopção na Fundação. Alegria, pois, dos caminhantes e, de modo muito especial, alegria imensa para os cães que passam seus dias no canil à espera que alguém os venha buscar para partilharem vidas e companhias. Nessa manhã, foi saborosa a partilha, ainda que efémera, de poucas horas. Valeu muito, porém.
            A convite do Dr. Nunes de Carvalho, tive ensejo de esperar aos caminhantes no degradado parque urbano das Penhas do Marmeleiro, um grito de alarme contra a falta de cidadania de alguns, que se divertem a incendiar, a partir painéis que ali explicavam a biodiversidade. Pois foi de biodiversidade que, em breve apontamento, falei aos ‘caminheiros’: da importância dos matos para o equilíbrio ecológico e, nesta altura do ano, para a nidificação. Referi a importância da Ribeira das Vinhas; o pisão, que existira mais acima, da Fábrica de Lanifícios; o relevante papel da bateria de Alcabideche, de que resta um canhão junto ao hospital; a villa romana do Alto do Cidreira (em Carrascal de Alvide, que dali se via)... Enfim, procurei fazer, como se diz na página do facebook da Fundação, «o enquadramento histórico das Penhas do Marmeleiro».
             A IV Pegada está prevista para 26 de Abril!

Publicado em Cyberjornal,  edição de 26-03-2014:

2 comentários:

  1. Bárbara Nabo:
    Uma nota & comentário sobre a III Pegada do I Trilho Canino de Cascais...
    Obrigada, Professor Doutor José d'Encarnação, pela sua disponibilidade e dedicação em partilhar o seu conhecimento sobre o enquadramento histórico das Penhas do Marmeleiro!
    Magnífico trilho, em que a Cultura também esteve presente !
    A IV Pegada está prevista para 26 de Abril!
    Saudações caninas!!!...

    ResponderEliminar
  2. Isabel Luna, no dia 27/3 às 2:01:
    Excelente ideia!

    Maria Manuela Campos, no dia 27/3 às 8:19:
    o convívio só faz bem

    Leonor Casaleiro, dia 27/3 às 11:17:
    Bela ideia!

    O meu comentário, em agradecimento: Está de parabéns a Fundação e importa não esquecer o que está por detrás da frase «foram passear os cães»; exacto, como se escreve na nota: aqueles que passam seus dias a olhar para a serra, na expectativa de que alguém os venha adoptar!

    ResponderEliminar