sábado, 23 de janeiro de 2016

Celebrou-se a Beleza!

            Ao saudar o público que por completo enchia o Salão Preto e Prata do Casino Estoril, no passado dia 16, o maestro Nikolay Lalov lançou o mote: o repertório encolhido para esse concerto de Ano Novo pela Orquestra Sinfónica de Cascais tinha por objectivo celebrar a beleza. No fundo, a ideia a transmitir era esta: andamos tão apressados que não paramos para contemplar o nascer do Sol (diria Charles Chaplin: «É maravilhoso o espectáculo do Sol ao nascer e, mesmo assim, a maior parte das pessoas continua a dormir»…) ou para nos deliciarmos com o cheiro do amanhecer.
            Tivemos, pois, valsas e árias de ópera (pela soprano Teresa Cardoso de Menezes), sempre explicadas previamente pelo maestro, nomeadamente associando-as a pequenas histórias com elas relacionadas. Apreciaram-se trechos de Schubert, Mozart, Gounod, Verdi e, de modo especial, dos filhos de Strauss: Johann Strauss II, Josef Strauss e Eduard Strauss.
Teresa Cardoso de Menezes, num brinde!
            Alunas de dança do Conservatório de Música de Cascais trouxeram também agradáveis apontamentos coreográficos a sublinhar as melodias e Teresa Cardoso de Menezes vestiu bem as personagens que interpretou: ao calor da voz somou a oportunidade dos gestos.
            Foi, por conseguinte, um concerto que nos deu ânimo para olhar 2016 com mais entusiasmo, ainda que – permita-se-me o aparte – nós estejamos tão habituados ao suave aconchego do Auditório da Boa Nova, pois, apesar de todo o seu encanto e magia, o Salão Preto e Prata acabou por ser grande de mais e roubou-nos a intimidade requerida para nos envolvermos na beleza que a Sinfónica nos quis transmitir.
                                                              José d´Encarnação
Publicado em Cyberjornal, 22-01-2016:

                       

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário