quarta-feira, 1 de março de 2017

A opinião de um leitor

          Chega-me «às mãos» e recebo-o sempre com muita curiosidade o P&V (Ponto & Vírgula), oportuna produção do GIC da Calazans Duarte. Sinto por detrás dele o dinamismo imparável da Dra. Alice Marques, que, depois de ter completado o curso de História, em que foi brilhante aluna e eu tive o privilégio de ser seu professor, tirou o Curso de Jornalismo, que entretanto lográramos criar na Faculdade de Letras. Fiquei contente por isso, uma vez que também eu sempre me partilhei, desde jovem, por dois «amores»: a História e o Jornalismo.
            Por isso, sempre lutei para que as escolas tivessem os seus jornais como meio de cimentar comunidade e ajudar essa comunidade a crescer.
            P&V cumpre essa função, com a multiplicidade de rubricas que apresenta, numa colaboração activa entre docentes e estudantes. O seu êxito é enorme e com isso me congratulo, pois, criado a 21.9.2014, já tinha 81788 visitas quando eu li, agora, o número de Fevereiro.
            As rubricas estão em coluna à esquerda e as imagens remetem para o texto, se se clicar no «continuar». É pedagógica essa liberdade: vais ler se o assunto te suscita interesse. Claro, as rubricas foram-se mantendo de uns números para outros e é por isso que podes encontrar textos, por exemplo, datados de Outubro e que porventura já leste. Ou seja, ao contrário do que se poderia pensar – e creio não estar errado – P&V é mensal mas é, também, dos meses anteriores a que podes aceder, sobretudo se, na altura, por serem um tudo-nada extensos, não tiveste pachorra para os ler.
            Que rubrica me agrada mais? A do «anos depois», porque mostra um caminho que se seguiu e em que a Calazans teve importância fundamental. E no de Fevereiro, o testemunho eloquente da Mariana, que logrou superar o cancro, que a acometeu tinha dez anos, assim como a imagem de Nujood: «I am Nujood age 10 and divorced»…
            Um jornal de Escola que vai, portanto, muito para além dos muros da Escola, na consciencialização plena de que todos somos pessoas num mundo onde devemos actuar.
            Parabéns!
                                   Cascais, 9-2-2017
                                                               José d'Encarnação
 
P. S.: O atalho para esta deveras significativa e modelar publicação de uma escola - edição deste mês de Março é o seguinte: http://age-mgpoente.pt/gic/ . Vale a pena dar uma espreitadela!

Sem comentários:

Enviar um comentário