domingo, 23 de abril de 2017

Sentados, ao pôr-do-sol, no areal do Guincho

        É, sem dúvida, uma visão diferente sobre a praia do Guincho ou, se se preferir, sobre a vertente ocidental da Serra de Sintra a mergulhar no mar.
         Não, não são apenas as cores variegadas que podemos imaginar, sentados no areal, ao saborear a visão do mar e da serra – «onde a terra se acaba e o mar começa», para usarmos o verso de Camões n’Os Lusíadas. Ou melhor, é capaz de serem mesmo todas essas cores, numa amálgama policromada, onde só de quando em quando se lobriga, além, a serra e o Cabo da Roca. Aliás, eu acho que Diogo Navarro não se preocupou em retratar nem a serra, nem o mar, nem o areal, nem pessoas que porventura, a determinada hora, se passeassem pela praia. O seu foi – em todas as telas – um sentir tão denso, tão policromadamente forte que originou esse esbanjar de cores sobre superfícies grandes, como que a querer abarcar o largo horizonte que dali se enxerga.
         Quiçá, a lição fundamental seja essa: sentados, ao pôr-do-sol, no areal do Guincho, contemplando a Serra da Lua – já os Romanos sentiam que por ali tinha de existir um génio, algo que nos levasse consigo para multicoloridos longes (sim, que a imaginação é multicolor, tem de ser!...) – somos inundados pelas mais variadas sensações anímicas, reconfortantes como aquela pequenina mancha vermelha que, solitária, acena numa dessas telas enormes.
         Mas… houve um mas: é que Diogo Navarro ousou enquadrar algumas dessas telas em mui barrocas molduras doiradas. Foi provocação – confessou-nos, quando o convidámos a tirá-las. É que, segundo ele, nem todas as paisagens se querem livres e ilimitadas. O pintor decidiu que algumas tinham de ser enclausuradas para melhor servirem os seus intentos: obrigar-nos a prescindir das riquezas exteriores para melhor se captar a beleza do interior.
         Pode não se gostar deste tipo de pintura que poderíamos quase classificar de ‘abstracta’, embora com ponto de partida concreto: «The Mountain by the sea», «a montanha junto ao mar»; mas eu quase ousaria afirmar que é imperioso dar uma saltada à galeria do Casino, até ao dia 16 de Maio, para ter, bem nítida, a sensação do que é deixar-se… seduzir!
 
                                                                                José d’Encarnação

Sem comentários:

Enviar um comentário