Curioso título de
um livro que o nosso amigo Juan Manuel Abascal diligenciou para que fosse
publicado. Não, não se trata de um tratado de olivicultura! É, ao invés, o
livro de recordações das viagens que Peter Witte fez, durante muitos anos, a
partir de 1965, na sua qualidade de fotógrafo do Instituto Arqueológico Alemão
de Madrid. O subtítulo é, por isso, assaz significativo: «35 anos de viagens
pela Arqueologia Ibérica»
Nasceu na Alemanha em 1933 e, no
livro, além de mui escassas linhas de currículo na p. 263, nada mais se diz expressamente sobre o autor.
No final (p. 265), escreve-se, em castelhano, língua em que todo o livro está
redigido (tradução do alemão por Dolores Escarpa Sánchez e Sigrid Witte):
«Este
livro, pelo qual desfilam, do princípio ao fim, as antiguidades de Hispânia, acabou
de ser impresso no dia 15 de Outubro de 2020, aniversário do nascimento do
poeta Virgílio».
Editado
por Pórtico Librerías, S. L., nem prólogo, nem prefácio… nada! Apenas a dedicatória
a Sigrid, «compañera em mi caminhar por estas tierras», em gratidão pelo apoio
e inspiração. Começa, sem mais, «sentados no ponto mais alto da Ponte do Gard,
junto a Nîmes» e, no epílogo, «a fachada de Notre Dame brilhava numa tonalidade
branca acinzentada sob o pálido sol primaveril»…
Essa
opinião é, contudo, bem falsa, porque de imediato compreendemos, à medida que o
nosso olhar se embrenha linhas afora, que tudo se vai explicando e que esse
primeiro capítulo «En el sur», dos 31 que compõem o volume, explica tudo: porque
é que, a determinado momento, aceitaram o desafio de vir fazer fotografias para
Espanha, donde «resultaram 35 anos de trabalho no país que, a princípio,
havíamos contemplado como mero plano B, mas cujo poder de fascínio acabou por
ser maior em nós do que o desejo de novas mudanças».
Livro
de viagens, sim; mas, só por esta minúscula amostra, viagens com olhar poético,
sensível, que vê para além do que se vê…. Vamos, por isso, às azeitonas, que o
título deveras nos seduz e precisamos, desde já, de saber o que isso é. Já voltaremos
ao resto.
Dessa
feita, a missão era fotografar o arco quadrifronte de Cáparra – magnífica foto,
reproduzida, de resto, na página 172. Batem à porta de Doña María, que mui prazenteiramente
os recebe, como recebera quem estudara o arco, o Prof. José María Blázquez, amigo
da família. Antes, porém, de se meterem ao trabalho, quis Doña María que tomassem
o segundo pequeno-almoço, que estava na hora dele. Na mesa: uma garrafa de
vinho, presunto, uma tortilha, pão e um prato de azeitonas. E foram estas, pelo
seu requintado tempero, que mereceram as maiores atenções. Assevera Peter Witte
que «até os severos inspectores do Guia Michelin lhes teriam concedido uma
estrela»! (p. 175). Não resistiu, pediu a receita e deixou-a pormenorizadamente
consignada no volume. Perante isso, quase perderam interesse as considerações tecidas
linhas antes acerca do azeite hispânico em tempos romanos e da delícia que é
barrar com ele uma torrada!...
Os
títulos dos capítulos são, de facto, mais de livro de viagens que de obra sobre
Arqueologia (que o é, garanto!). E serão, porventura, as fotografias a preto e
branco que levarão para este ou aquele lugar: um dólmen, as explorações nas
minas romanas de Três Minas, o santuário de Panóias («as pedras de Calpurnius
Rufinus»)… Ora leia-se: «A Mona Lisa Ibérica», «De monges, santos e águas
romanas», «O senhor das 1000 tumbas», «Ao encalço do ouro romano», «As janelas
ibéricas de Nero»… Que lhes parece?
Certamente,
o mesmo que a mim. Ou muito semelhante. O halo poético com que pode rodear-se
uma descoberta arqueológica, integrando-a na história em que ocorreu… Porque se
há-de transmitir tudo numa seca linguagem técnica sempre? Esse capítulo das
janelas ibéricas de Nero, por exemplo, trata de Segóbriga e do importante papel
que deteve na sua economia a exploração do lapis specularis, o gesso cristalizado
que servia para as janelas. Quase a terminar o capítulo, Peter Witte escreve
assim:
«Foi
insidioso o fim de Segóbriga. Começou por perder os clientes das suas exportações do lapis specularis hispânico,
o artigo-estrela da sua economia. O gesso cristalizado foi perdendo lugar face
ao vidro, que era mais barato, e Segóbriga teve de regressar a uma economia
baseada na agricultura» (p. 198).
Peter
Witte tudo foi anotando, ao longo dos anos. Doutra forma, se não compreenderia
a minuciosa descrição de ambientes (não me sai da cabeça a cena das azeitonas e
do panito torrado com azeite por cima!...). Veja-se como começa o capítulo que trata
de minas de ouro, as de Las Médulas e as de Três Minas (em Trás-os-Montes):
«Estavam
sentados na mesa da tasca, como Philemon e Baucis. Das vigas caiadas do tecto
de madeira pendia uma lâmpada só. Rudimentar quebra-luz de papel de jornal
concentrava a luz sobre os dois velhotes, tão mergulhados no seu jogo de cartas
que nem se haviam dado conta da nossa chegada. Só quando chamámos discretamente
à porta é que levantaram a cabeça:
–
Boas noites! Chegaram bem?
Pareciam
realmente contentes ao verem que havíamos regressado das minas sãos e salvos»
(p. 199).
E
o último parágrafo é, a meu ver, de antologia:
«Sentado
num cadeirão de vime “num lugar de La Mancha”, saboreio uma das azeitonas cuja
receita Dona Maria me revelou, um dia; e penso nos 35 anos de fotografia arqueológica
que me levaram pela Península Ibérica, nesta espécie de dentinho que nos permitiu
conhecer um espaço tão rico e tão variado» (p. 261).
Depois
de confessar que foram os encontros com as pessoas o que mais os enriqueceu, lembra-se
da pergunta que Gérard Nicolini lhe fizera aos pés de Notre Dame (assim
começara o livro) «Porque é que não vêm viver para França?» e conclui:
«Esta
tarde, quando a algazarra das crianças nos chega da praça da aldeia, parece-me
que estou bem sentado neste cadeirão de vime e por aqui vou ficar».
Maravilha!
Através
da lente da sua objectiva, Peter Witte habituou-se a ver melhor também com os
seus olhos. Os vestígios arqueológicos, sim; mas, de modo especial, tudo o que
esses vestígios arqueológicos significavam para as gentes, outrora e no momento
actual.
Um
livro, que é um testemunho – a ler e a reler!
José d’Encarnação
Pois o subtítulo é que será a valer, como dizíamos nas brincadeiras de infância, tratando da Arqueologia Ibérica como o autor desejaria, mas que o título seja bem mais sugestivo, ninguém o pode negar, pelo menos nesta colorida descrição dos factos por José d´Encarnação. A cusquice popular muito se empolga por saber alguma coisa da dona das azeitonas que tanto interesse acrescenta ao livro. Afinal Peter Witt (e a sua musa) bastantes histórias deve ter ouvido nas deambulações por terras da Ibéria, talvez entre uns petiscos de belo pão caseiro com as apetitosas azeitonas. Ainda bem que o arqueólogo Juan Manuel Abascal o deu a conhecer e ao resultado das três décadas de vida de Witt em Espanha. Que afinal eram de trabalho sério e bem planeado. Começava por fotografar as ruínas romanas do arco de Cáparra, em Oliva de Plasencia. E se havia uma primeira oliva, surgiriam outras da Dona Maria, anfitriã, bem como os petiscos del desayuno por terras de Cáceres. O resto é ler este belíssimo texto que nos dá conta de um curioso livro de viagens com pormenores gastronómicos e muitas fotografias de sítios arqueológicos.
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