Nunca se sabe
o que vai acontecer quando recorremos ao serviço de apoio ao cliente
obrigatoriamente disponível em todas as empresas. É imprevisível.
Eu não hesito
em contactá-lo, sempre que se me afigure de interesse. Interesse meu ou também
de eventual interesse para a empresa.
Exemplifico.
Mudaram o
sistema de abertura da embalagem de um produto de meu uso habitual. Uma mudança
errada. Chamei a atenção. Alteraram. Congratulei-me.
Outro caso:
sem razão plausível, o cereal dum lote chegou-me estragado. Tomei nota. Fotografei.
Contactei. Pouco tempo depois, recebi uma embalagem em ordem, com o
agradecimento da empresa. Eu próprio agradeci. Continuei cliente.
Duma outra
empresa fui recebendo brindes por ser cliente fiel. Preparei com eles, em casa,
um recanto simpático, que se me afigurou passível de também ser simpático para
a empresa. Nada lhe pedi em troca; limitei-me singelamente a dar-lhe
conhecimento do que preparara e que nos dera gozo criar. Certamente pensaram
que desejávamos contrapartidas e nem sequer acusaram a recepção da foto enviada.
Muitas das
embalagens de uso cotidiano apresentam, num canto, a expressão «Abertura fácil».
Por experiência, afigura-se-me que nem sempre é fácil de todo. Achei, porém, a
embalagem de um produto nacional em que – pasmei! - a abertura era mesmo
extraordinariamente fácil! Dava-me gosto abri-la os tais dez minutos
aconselháveis antes do consumo. Confesso que fiquei tão contente com a escolha
que fizera – andava há muito tempo à procura de um enchido saboroso e simples
para o pequeno almoço… – que me decidi comunicar o meu contentamento à empresa,
salientando o caso da abertura fácil com que vivamente me congratulava. Nunca
recebi qualquer eco.
Além do livro
de reclamações, começou também, não há muito, a disponibilização de um livro para
o elogio: «Aqui também pode elogiar!». Suspeito que de pouco servirá. Elogiar? Que
é que isso interessa? É pena não haver esse hábito do elogio saudável e sincero.
É pena o algoritmo do serviço de apoio ao cliente também não estar preparado
para responder ao elogio, à sugestão construtiva. Urge fortalecer uma
mentalidade em que o relacionamento com o cliente seja efetivo, eficiente e
agradável.
Publicado no jornal Renascimento (Mangualde), nº 880, 21-07-2025, p. 10.
José d'Encarnação
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