domingo, 29 de janeiro de 2012

Cascais – Paisagem com Pessoas dentro, novo livro de José d'Encarnação

Foi apresentado, no passado dia 20 de Dezembro, no Centro Cultural de Cascais, o livro Cascais – Paisagem com Pessoas dentro, da autoria do nosso conterrâneo e colaborador José d’Encarnação, editado pela Associação Cultural de Cascais com o apoio da Câmara Municipal local e das juntas de freguesia de Alcabideche, Cascais e Estoril.
Procura-se relacionar aí a paisagem com as pessoas, numa evocação de recantos, monumentos, instituições e vultos da história cascalense que se distinguiram como sacerdotes, autarcas, arqueólogos… «uma história amealhada ao longo de muitas conversas e de muito tempo, que existe apenas nas vidas de uma geração que não esquece; uma geração que assistiu, ano após ano, ao transformar do território e à diluição de testemunhos singulares, numa miríade de coisas novas, cuja relevância ainda tem que ser ganha», como escreve, no prefácio, Ana Clara Justino, vereadora da Cultura, que também fez a apresentação.
José d’Encarnação foi para Cascais com seus pais, em 1948, quando para essa freguesia se deslocaram muitos dos canteiros e trabalhadores das pedreiras oriundos, na sua maior parte, do Corotelo. É, no fundo, a sua visão de historiador e de jornalista que perpassa por essas páginas, com o objectivo confessado de ajudar, assim, a fomentar comunidade e salientar identidades.
O livro vem na sequência de Cascais e os seus Cantinhos (2002), Recantos de Cascais (2007) e Dos Segredos de Cascais (2009), obras que obedecem à mesma trajectória de história local.

[Publicado em Notícias de S. Braz (S. Brás de Alportel), nº 182, 20 de Janeiro de 2012, p. 4].

1 comentário: