domingo, 29 de janeiro de 2012

Um concelho com pessoas

Aproxima-se, a passos largos, a data em que S. Brás de Alportel vai comemorar 100 anos como concelho, independente de Faro.
Para além da vontade de um punhado de cidadãos, importa sublinhar, desde já, que foi o sentimento de uma identidade própria, de ser diferente que determinou esse querer.
Detém uma paisagem ímpar; cada vez mais se acentua que S. Brás de Alportel foi – e é! – berço de personalidades de muito relevo a nível nacional e internacional; e promove iniciativas pioneiras, como o é o caso da recolha de rolhas de cortiças para reciclagem (foi o primeiro município a concretizá-la, muito antes de a Quercus ter pensado nisso!...), da adesão ao slowfood («Coma devagar, Amigo!») ou da pertença à rede das slowcities (queremos saborear a paisagem, devagar!…). A facilidade com que recebeu e integrou no seu seio a comunidade estrangeira é também de muito louvar.
Noticias de S. Braz fez-se eco, na passada edição, do Troféu de Melhor Empresária da Europa 2011 outorgado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho Europeu das Mulheres Empresárias à são-brasense Sandra Correia, de 40 anos, criadora da marca Pelcor e presidente executiva desta empresa algarvia de cortiça. Sandra Correia junta-se, assim, mui justamente, ao rol dessas personalidades de que atrás se falava e que, pelo mundo fora, elevam bem alto o nome do nosso cada vez mais prestigiado concelho. Parabéns!

[Publicado em Notícias de S. Braz (S. Brás de Alportel), nº 182, 20 de Janeiro de 2012, p. 15].

Sem comentários:

Enviar um comentário