quinta-feira, 17 de maio de 2012

A juventude de João de Deus revelada

            É com muito agrado que ora vemos revelada parte da vida do poeta João de Deus, que, nascido em São Bartolomeu de Messines a 8 de Março de 1830, se encontra, de facto, ligado a S. Brás de Alportel, pois aqui estudou, no âmbito da preparação da vida sacerdotal que encarava abraçar.
Coube ao Padre Afonso da Cunha Duarte – que, em S. Brás, sabe aliar ao seu múnus pastoral a irresistível vontade de investigar a História, nomeadamente a história local, e por isso lhe devemos estar muito gratos – debruçar-se sobre a documentação existente no Arquivo Histórico da Diocese do Algarve, donde consta que «como tantos outros candidatos ao sacerdócio, João de Deus teve aulas nos seminários ad hoc, organizados pelos padres mestres e aprovados pelo Bispado do Algarve». Por isso, além de aulas eclesiásticas na sua terra natal, teve-as também em S. Brás e aí recebeu as Ordens Menores, em 1848, na capela do Palácio Episcopal, sendo oficiante o então bispo do Algarve, D. António Bernardo da Fonseca Moniz.
Dada, na verdade, a difícil situação em que a Igreja se encontrava nos finais do século XIX, de anticlericalismo reinante, de «dessacralização da vida quotidiana», criaram-se «seminários de recurso» para quantos, apesar do clima adverso, queriam seguir a vida eclesiástica. Afonso Duarte vasculhou miudamente o referido arquivo, com a paciência, tenacidade e saber que se lhe reconhecem, e, no livro João de Deus Clérigo Minorista da Diocese do Algarve (S. Bartolomeu de Messines, Abril de 2012, ISBN 978-989-95726-4-5), dá conta dos resultados obtidos, que mais luz trazem agora à história da nossa terra!
Um deveras interessante acervo documental que passara completamente despercebido.            

[Publicado em Notícias de S. Braz, nº 186, 20-05-2012, p. 15].

Sem comentários:

Enviar um comentário