quarta-feira, 16 de maio de 2012

A nossa linguagem


Era manhãzinha bem cedo. O comboio regurgitava de gente a caminho do emprego. Já se haviam todos levantado há mais de uma hora e o relativo silêncio da carruagem convidava ainda a um passar pelas brasas, por terem sido escassas as horas dormidas e muita a atarefação a preparar a saída.
A criancinha, de uns dois aninhos, gozava dos momentos (se calhar, quase únicos na sua jornada…) em que usufruía da disponibilidade conjunta de pai e mãe. Na brincadeira, balbuciava palavras: «Dabadabadaba!»… E os pais respondiam-lhe no mesmo tom e sorriso: «Dabadabadaba!». Não sei se era alguma palavra da sua intimidade, uma daquelas que a gente inventa para fazer miminhos ou se, ao invés, a menina já estava a começar a falar e essa era uma das palavras que assumira dessa forma infantil. E lembrei-me logo daquela prática, que por vezes temos, de dar às coisas, perante a criança, o nome que elas lhes dão, em vez de lhes ensinarmos logo, sem insistências mas com convicção e naturalidade, o nome verdadeiro. Claro que o gato pode ser o «miau»; mas… porque não há-de ser o ‘gato’ ou, se tiver nome, mesmo o nome dele?
Quando, após os beijinhos e mais uma ternurinha, a mãe saiu e o pai ficou com ela:
– A mamãe!... A mamãe!...» – choramingou. E o pai, então, falou com ela, serenamente, em linguagem normal; e a criança também voltou a falar naturalmente.
Portanto, fiquei mais satisfeito. Fora apenas mimalha brincadeira e os pais estavam bem conscientes do melhor processo de aprendizagem.
O António tem em casa um peixe que canta o «Don’t worry be happy» e que faz, por isso, as delícias do neto. Para o neto, porém, aquilo não é «o peixe» nem o «Big Mouth Billy Bass», o «singing fish» que até está no youtube; é, mui simplesmente, o «Biá»! – porque, desde pequenino, o que fixou foi o «be happy!».
E não é que fixou muito bem? Que mais queremos nós para as nossas crianças senão que elas sejam… biás! Felizes, num crescimento sereno, em que a música (porque não?) ocupe sempre um lugar primordial. Mesmo que veiculada por um peixe de que só muito mais tarde (e se for para Biologia…) poderá vir a saber que é uma espécie típica da América da Norte, de seu nome científico Micropterus salmoides, da família da nossa vulgar achigã!...
Publicado no quinzenário Renascimento [Mangualde], nº 593, 15-05-2012, p. 10.

Sem comentários:

Enviar um comentário