terça-feira, 25 de outubro de 2016

A pitoresca história do 1º marquês de Cascais em livro

            «Creio que o leitor não foi enganado quando lhe prometi contar a alegre história da romanesca embaixada do marquês de Cascais, e o excêntrico termo da existência do famoso embaixador» – assim conclui Alberto Pimentel o seu livro «Um Português Derretido – A Pitoresca História de D. Álvaro Pires de Castro, 1º Marquês de Cascais».
            E é que não se sai da leitura enganado, não. É mesmo uma história pitoresca, para não dizer picaresca, a deste senhor, que viria a falecer «cristãmente, com todos os sacramentos da Igreja, nos primeiros dias de Agosto de 1674».
            Há algum tempo que se andava para dar à estampa esta obra de 60 páginas, que poderia muito bem integrar a série «Memória de Cascais» de que a Câmara Municipal deu à estampa pelo menos oito breves volumes, um dos quais, o 8º, é também de Alberto Pimentel e tem por título «Cascaes In Sem Passar a Fronteira», publicado no ano 2000.
            As diligências não tiveram êxito e, por isso, a dinâmica editora Apenas Livros, dirigida pela incansável Fernanda Frazão – que a esta edição quis agregar, mui gentilmente, a Associação Cultural de Cascais – acaba de dar à estampa a obra, integrada, com o nº 30, na colecção «Ofiúsa – páginas de história portuguesa».
            Congratulamo-nos vivamente com a iniciativa. É mais uma bonita árvore na floresta – já vasta – de livros sobre a riquíssima história cascalense.
            Contactos da Apenas Livros: apenaslivros2@gmail.com e tel. 21 758 22 85.             

                                                                   José d’Encarnação

Publicado em cyberjornal, edição de 25-10-2016:

Sem comentários:

Enviar um comentário