quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Um espectáculo chamado Ney Matogrosso

              Desta vez, tive curiosidade e fui ao sítio oficial do cantor, para me inteirar um pouco mais do seu percurso. Recordava-o de há muitos anos atrás, não sei quantos, na altura em que ele não podia deixar de dar nas vistas, mesmo ainda integrado no conjunto «Secos e Molhados», pela forma extravagante como se exibia – e a gente gostava ou detestava, não havia meio termo.
            E apreciei deveras a forma como, a maior parte das vezes na primeira pessoa, em autobiografia, Ney Matogrosso (Ney de Souza Pereira, de seu verdadeiro nome, nascido a 1 de Agosto de 1941, em Mato Grosso do Sul, no Brasil) vai apresentando as várias fases da sua vida:
            «Ainda pequeno, escolheu o caminho do questionamento das reticências do mundo adulto, inconformando-se com seus preconceitos e incoerências». «Teve a infância e a adolescência marcadas pela solidão, em parte voluntária – gostava de passar horas seguidas no mato, acompanhado somente por seus cachorros – e por outra parte forçada, pelas constantes mudanças da família, decorrentes das transferências de seu pai militar». «Desembarcou no Rio de Janeiro em 1966, onde passou a viver da confecção e venda de peças de artesanato em couro. Ney adoptou completamente a filosofia de vida hippie».
            Trabalhou com a irreverente Ruth Escobar; viveu os tempos da censura no Brasil e valerá a pena recortar também esta passagem:
            «Na temporada do Rio de Janeiro, no Teatro Tereza Rachel, durante um mês convivi com uma censora permanente, dentro do meu camarim. Ela chegava junto connosco no teatro e ficava no meu camarim até o show acabar. Eu tirava a roupa na frente dela, com a maior naturalidade, e não sabia o que ela fazia ali. […] Tínhamos que fazer shows duas vezes. Uma para a censura. Fazer show para a censura era como ensaiar marcação de teatro. Três passos para cá, três para lá. Eu não podia me pintar daquele jeito, não podia usar rabo-de-cavalo, não podia requebrar. Chegaram a querer censurar o meu olhar. Mas o Secos e Molhados nunca foi proibido, porque era um fenómeno brasileiro. Até as crianças gostavam. Tive mais problemas com a censura depois que me lancei em carreira solo».
            A cena me fez lembrar os tempos heróicos do Teatro Experimental de Cascais, aqui, onde também a PIDE assistia ao ensaio geral… «Três passos para cá, três para lá»...

Um espectáculo
            «O Bandoleiro» (1976) e «Rosa de Hiroshima» (1979) são, seguramente, os temas que de imediato nos ocorrem quando falamos de Ney Matogrosso, para além da sua enorme extravagância no modo de se apresentar em público.
            Assim foi, de facto, na gala em que, no passado dia 4, nos presenteou com os temas do seu novo álbum «Atento aos Sinais». Um privilégio, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, repleto de vultos conhecidos da nossa sociedade.
            Ney Matogrosso foi… um espectáculo! E a palavra não assume, aqui, o tom habitual, jocoso, popularizado por Fernando Mendes. Não. Quero dizer mesmo isso: o artista, mudando amiúde, no palco, de vestimenta, mostrando mais ou menos do seu corpo, acentuadas de propósito as curvas e as partes pudendas mediante roupa cingida, foi sensual, foi cantor, foi bailarino, foi… Artista! Ao vê-lo assim movimentar-se, requebrando-se, como atrás se referia, comentávamos: «Muito ginásio, hein, para quem tem 75 anos e bem se sabe cuidar fisicamente!». Também nesse aspecto um exemplo!
            Seria injusto, porém, se não acentuasse o facto de o «espectáculo», centrado, sim, no artista, ter beneficiado de muito cuidada técnica envolvente: os jogos de luz, os vídeos que, de vez em quando, sublinhavam os temas e, de modo especial, o brilhantismo dos seus músicos: Sacha Amback (direcção musical e teclado), Marcos Suzano e Felipe Roseno (percussão), Dunga  (baixo), André Valle (guitarra), Aquiles Moraes (trompete) e Everson Moraes (trombone de varas). Exímios, todos eles; contudo, não pôde passar despercebida a dupla dos ‘metálicos’, que sublinharam com muita oportunidade e saber os momentos mais significativos da actuação.
            Ocorre-me a expressão «animal de palco», que poderá parecer ofensiva; no entanto, essa foi, sem dúvida, a sensação de todos nós: Ney Matogrosso é isso mesmo!                  
                                               José d’Encarnação
             Publicado em Costa do Sol Jornal, nº 159, 12-10-2016, p. 6.

Sem comentários:

Enviar um comentário