segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Um surto de serenidade no Centro de Apoio Social do Pisão

             O convite diz, singelamente:
            «No próximo dia 2 de Fevereiro, pelas 15 horas, vai ser inaugurada, no Centro de Apoio Social do Pisão, pela Senhora Secretária de Estado para a Igualdade e a Cidadania, Dra. Catarina Marcelino, a Sala de Snoezelen.
            Acrescenta-se, no parágrafo seguinte:
            «Este será, sem dúvida, um espaço que fará a diferença na vida de muitos residentes do Centro e uma nova resposta para a nossa comunidade».
            Para a maior parte de nós, a expressão constituirá uma novidade, por felizmente nos encontrarmos fora, por completo, desse contexto.
            Uma breve consulta à Internet dar-nos-á a solução.
            Assim, ficamos a saber que Snoezelen é uma palavra de origem holandesa, que resulta da contracção de «snuffelen», cheirar, com o vocábulo «doezelen», que tem o significado de «relaxar». O conceito deve-se à observação de dois terapeutas, Jan Hulsegge e Ad Verheul, que trabalhavam no De Hartenberg Institute, um centro para pessoas com deficiência mental: um ambiente diferente provocava respostas positivas.
            No fundo, trata-se de «uma sala equipada com material para estimulação sensorial. É um local feito de luz, sons, cores, texturas e aromas, onde os objectos são coloridos e disponibilizados para serem tocados e admirados. Os sentidos primários são estimulados dando sensação de prazer (Amcip 2009)».
            Quando visitou o Centro, aqui há tempos, foi sugerido à Senhora Secretária de Estado um espaço que reunia óptimas condições para nele se instalarem os equipamentos necessários para aí funcionar uma sala com essas características. A ideia foi prontamente acarinhada; disponibilizaram-se as verbas para o efeito - e é essa sala a que ora vai ser inaugurada.
            Atente-se, porém, no que se diz de seguida: a Misericórdia quee proporcionar também «uma nova resposta para a nossa comunidade». Ou seja, não é apenas para os utentes que a Sala Snoezelen foi pensada, mas para servir a comunidade.
            Motivo é, pois, para congratulação.
                                                                                         José d’Encarnação

Publicado em Cyberjornal, 30-01-2017:
http://www.cyberjornal.net/saude-e-solidariedade/saude-e-solidariedade/solidariedade/um-surto-de-serenidade-no-centro-de-apoio-social-do-pisao

2 comentários:

  1. Ainda bem que, por vezes, as entidades políticas correspondem prontamente aos pedidos / acarinham projetos

    ResponderEliminar
  2. Asa empréstimo empréstimo empresa estão prontos para emprestar-lhe qualquer quantidade que você precisa para iniciar o seu negócio pessoal. Eu dou para fora o empréstimo à taxa de interesse de 2%, assim que amável aplica para o empréstimo agricultural da agricultura. Se você precisar de empréstimo entre em contato com nosso e-mail: asaloaninstituteplc@gmail.com, você também pode entrar em contato com este e-mail: asaloaninstituteplc@yahoo.com

    Asa loan lending company are ready to loan you any amount you need to start up your personal business. we give out loan at 2% interest rate, so Kindly apply for agricultural farming loan. if you need loan contact our email:asaloaninstituteplc@gmail.com, you can also contact this email:asaloaninstituteplc@yahoo.com

    ResponderEliminar