terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

O museu que é um lar!

            A palavra «lar» tem, hoje, à primeira vista, uma conotação (ia a dizer) «negativa», porque nos lembra de imediato o lar de idosos. Muito diferente é, contudo, o bom significado do termo, se se pensar que os Romanos adoravam os deuses Lares, protectores das casas e, até, dos povos e das cidades; ou, ainda se, neste tempo frio, pensarmos no quentinho da lareira, onde o tronco velho de alfarrobeira espalha conforto ao arder.
            E é nesse sentido de «casa», de «aconchego» que eu quero falar do nosso Museu do Trajo. O mote foi a notícia, publicada na anterior edição, de que a comunidade ucraniana ali festejara o seu Natal, que, como se sabe, não coincide com a data do Natal católico.
O grupo ucraniano Jasmim, de S. Brás de Alportel
            Congratulando-me com esse facto, em conversa com o responsável pelo Museu, Emanuel Sancho, vim a saber muito mais! São cerca de 200 os ucranianos que vivem no concelho, muitos jovens já nasceram cá e o Museu funciona como o seu ponto de encontro. Ali ensaia, por exemplo, o Grupo Jasmim (Grupo de Música e Cultura Ucraniana de S. Brás de Alportel), sendo de salientar que, uma vez que o Veredas da Memória (grupo musical são-brasense) também tem no Museu a sua sede, a violinista Oxana, do grupo ucraniano, também toca no Veredas, assim como o flautista Paul Cárter, e, por seu turno, David Mendonça, o celebrado e exímio acordeonista dos corridinhos, dá apoio ao Jasmim. Uma colaboração a todos os títulos louvável!
            E assim o Museu é cada vez menos uma entidade à parte, porque se deixa impregnar pelas iniciativas das instituições locais e vive, de facto, na comunidade e para a comunidade.
            Numa altura em que tanto se fala de integração de imigrantes e refugiados, o Museu do Trajo de S. Brás de Alportel representa insigne exemplo a seguir!
           
                                                                                  José d’Encarnação

Publicado em Noticias de S. Braz [S. Brás de Alportel] nº 243, 20-02-2017, p. 11.

5 comentários:

  1. Fernanda Valdez Carreiro
    Uma bela lição a reter por muita gente. Obgº, caro amigo e prof José d!Encarnação!

    ResponderEliminar
  2. Aurora Martins Madaleno
    Lindo grupo ucraniano Jasmim, de São Brás de Alportel! Parabéns ao Museu.

    ResponderEliminar
  3. Amy Madeira, 22/2 às 1:12
    É um Museu diferente!

    ResponderEliminar
  4. Aurora Martins Madaleno 22/2 às 17:44
    Vale a pena dar um saltinho a São Brás de Alportel e visitar o Museu na Casa da Cultura António Bentes.

    ResponderEliminar
  5. Um exemplo a seguir. Obrigado pela partilha !!!

    ResponderEliminar