quarta-feira, 10 de julho de 2019

Um filho, uma árvore, um livro!

Memórias
            Não sei quem escreveu a frase, hoje do domínio público, sem que lhe seja possível determinar paternidade. Para ser completo, o Homem tem que fazer um filho, plantar uma árvore e escrever um livro.
            Máxima de tal modo entranhada na humanidade que muitos, senão todos, almejariam escrever um livro: «A minha vida dava um romance», «dava um filme»…
            As «memórias» constituem o género literário preferido por quem teve uma vida intensa e sente necessidade de a partilhar quer para que se lhe reconheçam os méritos quer a fim de outrem não incorrer nos erros porventura cometidos.

Assis Ferreira
            Referiu-se, na passada crónica, o que Georges Dargent nos deixou como testamento. «Os poemas da minha vida», de Mário Assis Ferreira, livro apresentado a 7 de Dezembro de 2016, pode assumir-se como forma diferente de memórias autobiográficas, embora liminarmente o autor como tal o desconsidere. Primeiro, não foi casual a escolha dos poemas; depois, os comentários não assumem apenas uma forma (bem ajustada, diga-se) de crítica literária, porque Assis Ferreira acaba por ceder à envolvência do manto das recordações:
            «Conheci Vinícius de Moraes em casa de Tom Jobim, numa daquelas sextas-feiras em que, noite adentro, a música nos embriagava, as horas corriam céleres e era o nascer do Sol a alertar-nos. Disse-me um dia que sabia ir morrer de cirrose mas queria antecipar-se na homenagem à morte, abrindo um bar, no Leblon, baptizado de «Cirrose». Ambas as profecias se confirmaram» (p. 37).
            «Fui amigo de David Mourão Ferreira. Dele recebi, como legado, a saudade irreparável, a aprendizagem no vício do cachimbo» (p. 54).

Aquela biblioteca móvel…
            Não me sentei ainda ao canto do jardim, a pensar nos livros que me rasgaram horizontes. Sei que foram livros de papel, que, mensalmente, me deixava em casa a Biblioteca Móvel do museu, a grande invenção de Branquinho da Fonseca. Salgari, Júlio Verne, Júlio Dinis, Eça de Queiroz, Jorge Amado…
            Decidi ir agora à estante. Tenho lá uma pasta com a etiqueta ‘Leituras’. Não podia sublinhar, eram livros de leitura pública, mas anotava o que mais me chamava a atenção. Folhas A4, dactilografadas dos dois lados, a um espaço, com fita vermelha (a que menos se gastava), cheias de citações repletas de abreviaturas. Colho uma, a primeira que me chamou a atenção, de «Saga», do Erico Veríssimo (Edição Livros do Brasil, Lisboa, 4ª edição, sem data):
            «Os homens complicaram muito a vida. Veja… Rádio, jornais sensacionalistas, televisão, aviões. Pressa, muita pressa. Vive-se depressa, morre-se depressa, come-se depressa, ama-se depressa, É como se quiséssemos chegar o quanto antes a um ponto determinado. No fim veremos que não há nenhum objectivo sério. E os homens, cansados e gastos, vítimas das máquinas e dos mitos que eles criaram, chegarão à certeza de que é preciso procurar outra coisa».
            As palavras são de Dom Miguel, vêm na pág. 122. Anotei no final da resenha: «Agosto 1970». Ainda não tinha 26 anos – e sinto de novo, agora, como Dom Miguel tinha razão!

                                                                       José d’Encarnação

Publicado em Costa do Sol Jornal (Cascais), nº 289, 2019-07-10, p. 6.

Sem comentários:

Enviar um comentário