quarta-feira, 20 de março de 2024

Molhem as cordas!

            Reza a história que, a dado momento da operação de se erguer, no meio da Praça de S. Pedro, o obelisco vindo do Egipto, no ano 37 d. C., o pânico se apossou dos operários, porque as cordas começaram a ranger e se corria sério risco de partirem e, caindo, o obelisco partir-se, além de poder ferir gravemente alguém. O que é que se faz, que não se faz…
            De repente, há um grito na multidão silenciosa:
            Aqua alle funni! Molhem as cordas!
            Assim se fez, numa pressa. O obelisco, de 350 toneladas, mantém-se, pois, na Praça de S. Pedro desde esse dia, quase fatídico, de 10 de Setembro de 1589. E o capitão Bresca, que ousara quebrar o silêncio a todos imposto durante a operação sob pena de morte, acabou por ser agraciado pelo Papa Sisto V e o seu grito assume-se, hoje, como símbolo da luta contra a prepotência.
           Ao investigar a prática da caça nos começos do século XX em Cascais, apercebi-me, nas narrativas, da maior preocupação dos caçadores: a água para os cães! Deveriam organizar o seu périplo de modo a passarem, no tempo oportuno, por um chafariz ou um charco onde os animais pudessem dessedentar-se. Compreendo isso, hoje, claramente, porque o meu labrador, antes e depois dos passeios diários, nunca se esquece de beber.
        A importância da água não carece de argumentação, até porque há uma espécie de norma vulgarmente aceite (quiçá cientificamente documentada) de que devemos beber litro e meio de água por dia. Meu urologista torceu o nariz, há dias, quando, cheio de vergonha, eu lhe confessei o pecado de negligenciar essa norma; percebi, pelo seu ar, que merecia penitência.
            A questão põe-se também – e cada vez mais – em relação à qualidade da água, mormente da água que nos é fornecida pela «companhia», palavra que serve para identificar o organismo oficial encarregado desse fornecimento. Somos, por vezes, surpreendidos por depósitos estranhos ou por um sabor «a cloro» e aumenta a tentação de consumirmos água engarrafada (preconiza-se que não seja sempre da mesma origem). Lembro-me que, em pequeno, ouvia dizer que meu padrinho Garcia, de Olhão, era o distribuidor-mor da água de Monchique, uma das que, na verdade, quiçá pelo seu alto teor alcalino (9,5 de ph) ou em homenagem ao meu padrinho, eu também tenho em casa habitualmente.
Direi, porém, que fiquei mui agradavelmente surpreendido quando, em Maio do ano passado, me foi apresentada à mesa, na cantina da Universidade do Algarve, uma garrafa que dizia «Água da Torneira». Congratulei-me. Até enviei mensagem ao nosso ex-presidente António Eusébio, o que ora preside às Águas do Algarve, S. A., a congratular-me com a iniciativa.
      Nesta aflição em que estamos aqui no Sul, na iminência de racionamento do precioso líquido, duas medidas se preconizam, como toda a gente sabe: poupar e não desperdiçar. Poupança a nível individual e familiar; poupança, de modo especial, a nível das estruturas, para evitar fugas na canalização. A reabilitação de poços insere-se igualmente – deveria inserir-se – nessa preocupação. S. Brás de Alportel, pela sua localização em vale tem, como se sabe, potencialidades a nível freático. Lembro-me sempre das bicas dos Vilarinhos ou do poço do Corotelo, que era público e hoje se encontra, ao que parece, inoperacional – e importará saber porquê). Tudo o que contribua para diminuir os lençóis subterrâneos ou os contaminar deve ser prioritário impedir.

                                               José d’Encarnação

Publicado em Notícias de S. Braz [S. Brás de Alportel], nº 328, 20-03-2024, p. 13.

3 comentários:

  1. Sobre a primeira parte deste texto, louvemos a coragem do capitão Bresca.
    Sob pena de ser condenado à morte, salvou um monumento da Antiguidade que é testemunho do engenho humano.
    De vez em quando é preciso gritar!...
    Sobre a importância da água em outros contextos, parece que dantes se procurava construir perto de abastecimento sobejo, mas a razoável distância das linhas de água, para evitar as torrentes caudalosas no Inverno. Agora esquecem-se disso...
    Mas há mais empatia com este texto: também tenho o mau hábito de beber pouca água, como tanta gente (lembro-me sempre do meu primeiro editor a dizer: "eu não sou peixe..." e até tenho água de Monchique. Mas...e os malefícios do plástico onde ela está tempos infinitos, como aqui?
    Se a água da torneira é de boa proveniência e devidamente tratada, pode até ser melhor. E é bem honesto aproveitá-la e apresentar à mesa de toda a gente, académicos também.
    Oxalá esse preciso líquido nunca nos falte, como falta em tantos lugares do mundo.
    Um abraço, José d' Encarnação.


    E por esquecer: sou das pessoas que também

    ResponderEliminar
  2. A última frase isolada nada representa. Foi distracção por causa de um telefonema.

    ResponderEliminar
  3. Excelente texto como sempre.
    Uma notinha para informar que estamos a tratar de aproveitar água de nascente (sita no pátio) para uso (não potável) na Escola Básica de Vilarinhos.
    Bem haja Professor!

    ResponderEliminar