sexta-feira, 20 de abril de 2012

Andarilhanças 44

A5
Nunca mais se ouviu falar das obras no final da A5, no Mato Romão. Anda bruxedo ali. Com evidente perigo para todos, a nível de segurança.
Segredos bem guardados, negócios ocultos…

Gaivotas
Das duas ou três que por ali estanciavam, na mira de devorarem mais um patinho ou uma tartaruguinha, ultrapassam agora a dúzia as gaivotas vorazes junto ao lago do Parque Marechal Carmona. Sofregamente, valendo-se do seu maior porte, roubam descaradamente as migalhas destinadas aos pombos, aos patos e aos galináceos.
Bichos malignos.

Mexilhão
Pelo 2º ano consecutivo, a CMC mobilizou brigadas, durante o período pascal, para fiscalizar a apanha de percebes e mexilhões na orla marítima de Cascais ao Guincho. Aplausos! Uma apanha indiscriminada não ajuda a manutenção das espécies e, de um momento para o outro, queremos um bocadinho e já não temos nada!
A campanha foi bem aceite pela população e, por isso, em comunicado, a CMC regozija-se com o êxito alcançado.

Onde fica Cascais?
Estamos sempre com a sensação de que os chamados centros de atendimento das empresas públicas – como por exemplo, a PT – se encontram situados algures no Portugal profundo e que, para o atendimento, são recrutadas pessoas a quem não é feito, previamente, um teste de cultura geral.
Será exagero da minha parte, concordo; mas quando a menina, esta semana, me perguntou em que distrito ficava Cascais e me indicou como loja mais próxima para resolver um problema o Fórum Picoas ou o Alto da Bela Vista, eu disse de mim para comigo: que raio de organização é esta que não faculta aos seus colaboradores acesso rápido à informação correcta, através de adequada programação informática?
E ainda não consegui resolver o assunto, porque com tantas «se quer isto, pressione 1, se quer aquilo marque 2…», nunca está lá a hipótese que eu quero. Ou melhor, há sempre a possibilidade de querer falar directamente com um operador, que, coitado, estará ali a contrato, e só sabe as rezas que memorizou. Mais! Inventou-se agora um outro esquema: pois, se quiser ser atendido por um operador, olhe que a chamada custa-lhe 25 cêntimos no primeiro minuto… A questão é que o minuto pode até ser preenchido por uma musiquinha e… «Obrigado por ter aguardado!»… As lojas já não têm telefone: é tudo para a tal central nacional, que parece estar localizada nas Ilhas Comores!...

Limpeza de terreno
Agradou-me ver que o terreno sito no ângulo noroeste da Rua António Nobre, na Pampilheira, fora, finalmente, alvo de limpeza. Estava perigoso matagal. Não sei se a iniciativa partiu espontaneamente do proprietário ou se a isso ele foi obrigado. Em todo o caso, ficou muito bem! E o aplauso serve para todas as limpezas que, pouco a pouco, vão sendo feitas.

Arte no Pisão
Há a Arte Mar no paredão e, agora, a LandArt no Pisão. Palmas às actividades artísticas – no Mar e em Terra!
E – já que andamos nesta roda de arte, artistas, exposições… – quando é que os competentes serviços camarários ousarão lançar mão à iniciativa de esclarecerem a população acerca do significado (pelo menos o do autor…) das chamadas «esculturas» que, há anos atrás, foram pespegadas nas rotundas? Não há uma placazinha identificativa, não se sabe o que o objecto pretende proclamar, desconhece-se-lhe o autor…
Por exemplo, no Bairro da Chetainhas (à Charneca) aquilo deve querer fazer imaginar um dólmen. Ou será arquitrave de templo arcaico? Ou baloiço dos homens do Paleolítico?...

[Publicado no Jornal de Cascais, nº 310, 18.04.2012, p. 4].

Sem comentários:

Enviar um comentário