sábado, 22 de dezembro de 2012

Um concelho que se mexe... ou não?

             Para um são-brasense que observa de longe o concelho em que nasceu e procura estar a par das iniciativas que nele se concretizam a impressão que, diariamente, lhe fica é a de que estamos perante um concelho que ‘mexe’! Ou seja: todos os dias – e habitualmente por bons motivos, o que ainda é mais de louvar! – há uma novidade, uma informação, uma iniciativa que se projecta ou está a ser levada a efeito.
            As diversas associações não querem deixar os seus créditos por mãos alheias e, sempre que possível, também o Município lhes dá o seu apoio. Gostava que se resolvesse a questão da sede, em ruínas, da Sociedade Recreativa Corotelense; mas isso, decerto, é meada difícil de desembaraçar… Na Internet, mercê do inquérito da In Loco, datado de 27 de Abril de 1999, sabe-se que era então presidente Ilídio da Conceição Viegas.
            Algo, porém, que nos parece sentir quando aí estamos é, em sentido oposto, o concelho que… não se mexe! Será, porventura, uma sensação errada; mas… como estamos de transportes públicos? A mobilidade das pessoas, nomeadamente a dos idosos, está mesmo a ser encarada? Como se vai, por exemplo, do Corotelo para S. Brás ou para Faro ou para a missa em S. Romão?
            Recordo, de pequenino, que era por S. Brás (não havia outro caminho…) que passava a carreira para a capital; e havia bastantes carreiras entre S. Brás e Loulé. E, é curioso, das vezes que, nos últimos tempos, tenho ido a S. Brás, nunca me cruzei com uma camioneta de carreira!...
Habituados, como estamos, a ver o nosso concelho estar na dianteira em muitos campos, afigura-se-me (posso estar errado e oxalá esteja!) que, neste dos transportes colectivos, gostava… de estar mais informado!

Publicado no Noticias de S. Braz [S. Brás de Alportel], nº 193, 15-12-2012, p. 14.

1 comentário: