quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Quão admirável foi o tributo!

       A Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana levou a efeito, na noite do passado dia 29 de Janeiro, nas instalações da Associação de Beneficência Manancial de Águas Vivas (Polima), um concerto de «tributo a Carlos Paião».
      Não carece de apresentações a figura ímpar deste músico, cujas composições continuam hoje a ser cantadas e trauteadas por toda a gente, desde as crianças de mui tenra idade aos seniores de oitenta ou mais anos. Não há quem não se emocione com a ternura de «Cinderela» ou não se divirta com o enorme gozo de «Playback»! E serão, porventura, estes os dois pólos em que se movimentou a imensa criação artística de Carlos Paião: de um lado, a emoção do dia-a-dia; do outro, um olhar perspicaz sobre uma realidade a que não se podia ficar alheio e era preciso, mesmo em jeito de brincadeira, escalpelizar, para dela tomarmos consciência.
      Mas se a sua fugaz existência – nasceu em Coimbra («por acaso», escreve-se sempre…) a 1 de Novembro de 1957 e faleceu em Rio Maior, vítima de acidente, a 26 de Agosto de 1988 – é do domínio comum, talvez se não conheçam suficientemente três aspectos devidamente realçados nesta sessão do dia 29: residiu a maior parte da sua vida em S. Domingos de Rana; era de uma afabilidade extrema; e, como compositor «impulsivo» (diríamos, porque compor música estava-lhe na massa do sangue…), poucos serão os artistas que não cantaram ou não cantam composições de sua lavra, boa parte delas feitas expressamente para eles. A título de exemplo, muitos dos êxitos de Herman José («Vamos lá cambada!», «Serafim, Serafim aos molhos»…) têm assinatura de Carlos Paião, a demonstrar precisamente a característica de alguém que, atento ao que o rodeia, sabe rir e fazer rir.
      «Imortal» foi, portanto, uma das palavras que mais se ouviu, ou intuiu, no decorrer de um espectáculo emotivo, tocante, invulgar, admirável. Várias vezes se frisou «Que pena não haver aqui nenhuma televisão a gravar o que de tão extraordinário se está a passar aqui!», num salão repleto, com uma assistência de mais de 800 pessoas que não arredaram té quase às duas da madrugada!...
      A apresentação esteve a cargo de dois dos nossos maiores comunicadores: Atónio Sala (também ele residente em S. Domingos), e Júlio Isidro, que tiveram ambos, aliás, oportunidade de acompanhar bem de perto a trajectória de Carlos Paião e a quem os unia laços de mui profunda amizade. E, para além do grupo coral Vox Laci, sediado em S. Domingos, e do Coral Infantil de Carcavelos, passaram pelo palco, fazendo anteceder sempre a sua actuação com um testemunho emotivo do seu relacionamento com o homenageado, artistas como Ana, Henrique Feist, Nuno da Câmara Pereira e Lenita Gentil. Impossibilitado de estar fisicamente presente, Herman José não quis deixar de dar, também ele, o seu testemunho, gravado em vídeo e apresentado já no final da sessão.
      Aos agradecimentos, Maria Fernanda Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia, acentuou que um tributo com esta envergadura não poderia ser levado a cabo sem o entusiasmo de toda uma vasta equipa e a entusiasmada colaboração de todos os intervenientes.
      Dos familiares estiveram presentes a viúva (Dra. Zaida) e os pais, a quem foi entregue a medalha de mérito com que a Junta de Freguesia deliberara agraciar, a título póstumo, o artista, assim como, para eles, a medalha da freguesia.
      Três iniciativas visaram – ou visam – honrar a memória de quem tanto nos legou. Foi a primeira a trasladação dos seus restos mortais para a terra natal dos pais, Ílhavo; esta, em Polima, era a segunda. A terceira será a concretização – ainda se não sabe onde – de um ‘museu’ que perpetue a vida e obra de Carlos Paião. Aliás, no dia seguinte, sábado, a partir das 18 horas, inaugurou-se, na sede da Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana (e pode visitar-se, até ao próximo sábado, dia 6), uma tocante exposição que dá emotiva conta da vida e obra de Carlos Paião. Objectos pessoais desde bebé à idade adulta, testemunhos, fotografias… tudo ali pode ser observado – e a visita vale a pena, embora (diga-se já) seja difícil visitar sem sair de lá emocionado com alguém que tanto fez e tão cedo nos deixou!...
      Perdoar-se-me-á se confesso ter sido – também esta! – para mim uma evocação cativante, porque, no livro Cascais – Paisagem com Pessoas dentro, eu decidi incluir, no final (p. 208-215), a entrevista que fizera a Carlos Paião publicada no Jornal da Costa do Sol a 10 de Junho de 1981. Na verdade, de todas as pessoas que resolvera incluir na obra, Carlos Paião deixara-me uma impressão tão relevante que… não resisti a evocá-lo!
Carlos Paião, em entrevista a 23-05-1981
      Foi, recordo, uma conversa inteiramente despreocupada na sua casa de Rana, de coração aberto, em que, inclusive, tocou para nós (Guilherme Cardoso acompanhou-me para fazer as fotografias) alguns dos seus êxitos, em jeito de apontamento. Pedi-lhe uma mensagem para os leitores. E foi esta:
      «Acho que as pessoas devem tentar fazer o melhor possível para se entenderem, darem-se bem umas com as outras, em espírito de franca convivência. Não é assim tão difícil e, a partir daí, tudo se resolve. Enquanto as pessoas tiverem a mania de se verem como inimigas, isso não dá!».

                                    José d’Encarnação
 
Publicado em Costa do Sol Jornal, nº 125, 03-01-2016, p. 6.



10 comentários:

  1. Emoção,ternura,gratidão.Foi memorável...A presença dos país, envoltos em ternura e recordações...Tocou-nos profundamente, a Todos.

    ResponderEliminar
  2. Maria Delfina Vasconcelos 4/2 às 9:52
    Muito bem, Zé!! Bj.

    ResponderEliminar
  3. Luisa Bernardes 4/2 às 10:42
    Muito bem escrito, como sempre! Faz impressão pensar que hoje teria mais de 50 anos...habituámo-nos a vê-lo sempre novo...

    ResponderEliminar
  4. Teresa Mascarenhas 4/2 às 10:57
    Obrigada, Professor, por não permitir que ninguém esqueça o maravilhoso Carlos Paião.

    ResponderEliminar
  5. Alexandre Monteiro 4/2 às 11:53
    Cheguei a vê-lo num concerto na Sociedade Recreativa da Abóboda, talvez um ano antes de morrer. E para mim, na altura, que nem gostava do género, foi algo de extraordinário.

    ResponderEliminar
  6. Lourenço Sousa 4/2 às 16:50
    Estás, sempre, Amigo Zé d'Encarnação em cima do acontecimento. Um grande abraço por não deixares "escapar" uma homenagem ao enorme CARLOS PAIÃO, sempre presente entre todos nós.

    ResponderEliminar
  7. Margarida Lino 4/2 às 18:05
    Obrigada Zé por nos recordares uma pessoa meiga e suave como PÓ D´ARROZ... Paz à sua alma!

    ResponderEliminar
  8. Manuel Leitão 4/2 às 19:10
    Vi um concerto de Carlos Paião nas Festas de S. Cristóvão, no Soito em 1988.

    ResponderEliminar
  9. Domingos Barradas 5/2
    Carlos Paião era um ser humano admirável e de rara inteligência e humildade.
    Não tive a sorte de o conhecer pessoalmente mas, aliás como toda a gente, nutria por este jovem uma grande estima e admiração.
    Deixou-nos cedo demais e a sua perda ainda hoje se faz sentir, pois muito teria para nos dar o seu extraordinário poder criativo.
    Obrigado, Professor e amigo, por este belo testemunho, concebido na perfeição, como é usual fazê-lo.
    Um abraço amigo...

    ResponderEliminar
  10. José d'Encarnação7 de fevereiro de 2016 às 12:11

    Agradeço os comentários anteriores e também a mensagem de agradecimento da presidente da Junta de Freguesia, Profª Maria Fernanda Gonçalves, que escreve a dado passo, na sexta-feira, 5 de Fevereiro de 2016:
    «Obrigado pelas suas palavras [...]não mereço tanto. Apenas fiz o que me vai na alma: dar um pouco de valor à cultura desta freguesia e relembrar quem muito fez pela freguesia e pelo país, quando posso…».
    Queremos que continue a poder concretizar sempre esse nobre objectivo! E claro que merece todos os elogios!

    ResponderEliminar