terça-feira, 25 de outubro de 2016

Medalha de mérito cultural grau ouro do município de Lagos para o Prof. José Maria Pedrosa Cardoso

             Em cerimónia solene, a decorrer no próximo dia 27, Dia do Município, a Câmara Municipal de Lagos vai galardoar com a Medalha de Mérito Cultural Grau Ouro o Doutor José Maria Pedrosa Cardoso, Professor aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que reside em Oeiras.
            O município premeia, desta forma, a intensa actividade que o Doutor Pedrosa Cardoso desenvolveu na cidade no âmbito da Música, em que é especialista e de que, aliás, foi mui competente docente universitário.
            Deve-se-lhe, por exemplo, a criação, em 1976, do Grupo Coral de Lagos, que se tem notabilizado, pela cultura ‘a capella’ da boa música, tendo por lema a divulgação musical até aos mais recônditos lugares. Notáveis são, do seu repertório, os trechos populares com arranjos eruditos de Fernando Lopes Graça, de Sérgio Ribeiro e outros.
            Deve-se ao professor a criação dos Cursos Musicais de Férias de Lagos, entre 1978 e 1981, em que intervieram renomados mestres de violino (por exemplo, Alberto Gaio Lima), piano (Olga Prats), direcção musical, clarinete, trombone, entre outros, como o barítono José Oliveira Lopes, idos vários deles da Orquestra Gulbenkian com os respectivos alunos. E também se lhe deve a organização da série de Grandes Concertos, durante mês e meio, no Verão, em que chegava a haver dois a três concertos por semana.
            Na sequência do Grupo Coral, surgiu a Academia de Música de Lagos, que já conta com 25 anos de existência e tem sucursais em Portimão e Lagoa, onde leccionam mais de 90 docentes, nas várias áreas musicais. E também a Câmara criou uma Escola de Música, muito frequentada.
            Lagos entrou assim, pela mão do Doutor José Maria Pedrosa Cardoso, no número das localidades portuguesas onde à Música se confere culturalmente um estatuto especial. É, por isso, reconhecendo esse elevado mérito, que ora lhe é mui justamente outorgada a Medalha de Mérito Cultural Grau Ouro, distinção com que obviamente muito nos congratulamos.
                                                             
                                                           José d’Encarnação
Publicado em Cyberjornal, 25-10-2016:

1 comentário:

  1. FOI MEU PROFESSOR DE HISTORIA DA MUSICA!
    EXCELENTE AMIGO E MESTRE QUE MUITO ESTIMO.HOMENAGEM MERECIDA.O MEU ABRAÇO DE PARABÉNS. MUITA ESTIMA E GRATIDÃO. LUCINDA FERREIRA EM COIMBRA (ASSISTENTE CONVIDADA DA FACULDADE DE LETRAS EM COIMBRA, APOS.)

    ResponderEliminar