domingo, 23 de dezembro de 2018

A agenda cultural do concelho

             Não há muito que, um pouco por toda a parte, se pensou que seria bom distribuir pelos munícipes uma agenda cultural. A palavra «agenda» vem do Latim e significa «as coisas que devem fazer-se»; e a ideia foi mesmo essa: dizer aos munícipes as ‘coisas’ culturais em que eles deviam participar, dentro da variada ementa que os serviços culturais lhes haviam previamente preparado, na mais ampla colaboração com as instituições públicas e privadas.
            Foi ganhando vulto essa iniciativa, inclusive nos concelhos que, à partida, poderiam ser vistos como menos dotados para tal. Certo é que nenhum quis ficar atrás e a oferta cultural foi progressivamente aumentando e assumindo as mais diversas modalidades, desde os concertos às exposições, às visitas de estudo, às caminhadas, às conferências e, até, às oficinas de aprendizagem (hoje mais conhecidas pelo anglicismo workshop) de artesanato e confecções várias – para deleite e utilidade.
            Veio a Internet; os municípios entraram na corrida de querer cada qual ter uma página mais aliciante do que o outro, ainda que, normalmente, se hajam esquecido dois pormenores: conhecer a percentagem de munícipes com acesso fácil à Internet e estudar os meios mais adequados a utilizar para que essas informações sejam, de facto, acessíveis, sem se ter de andar de Anás para Caifás. Confesso que eu próprio – incluível, por força da minha actividade, no rol de cidadãos que com maior ou menor destreza maneja o rato do computador – amiúde me vejo em palpos de aranha para conseguir chegar nalgumas páginas de municípios à informação pretendida.
O cuidado em escolher capa sugestiva


            Sirva este preâmbulo para enaltecer a clarividência da Câmara Municipal de S. Brás de Alportel, pelo facto de, resistindo heroicamente ao vagalhão da moda, ter mantido em papel a sua agenda mensal. Devidamente actualizada, não dá conta apenas do que vai ser o mês cultural oferecido aos são-brasenses como proporciona também ensinamentos, fala das plantas, dos animais, das técnicas tradicionais, dos ofícios, dos monumentos… enfim, da nossa identidade! Ao folheá-la, com tão bom aspecto gráfico, ilustrações apelativas, facilidade de manuseio (podem as senhoras tê-la sempre na mala, quase não ocupa espaço), São Brás Acontece revela-se imprescindível instrumento para, aqui, melhor se viver o dia-a-dia.
            A toda a equipa, superiormente orientada pela nossa dinâmica vice-presidente, Dra. Marlene Guerreiro, nunca será de mais prestar enaltecedora homenagem! Aqui a presto!
                                                                       José d’Encarnação
Publicado em Noticias de S. Braz [S. Brás de Alportel] nº 265, 20-12-2018, p. 15.

Sem comentários:

Enviar um comentário