segunda-feira, 1 de abril de 2019

O casal saloio de Outeiro de Polima

               Acertou quem viu na fotografia o casal saloio localizado em lugar de destaque, junto à estrada principal do lugar de Outeiro de Polima, na freguesia de S. Domingos de Rana.
              Está sensivelmente entre duas villae romanas: a de Freiria, ao fundo da encosta para norte, e a do Outeiro, de que a implantação do depósito de água, sem prévia sondagem arqueológica, destruiu parte.
          O facto de poder apresentar-se como exemplo típico do casal saloio e a sua relativa boa conservação no que respeita às linhas arquitectónicas exteriores fizeram com que houvéssemos lutado para que a autarquia cascalense o adquirisse, a fim de nele se instalar um equipamento cultural. E essa aquisição concretizou-se. Felizmente.
          Deste modo, a sua localização em plena zona agrária do concelho e junto de duas villae romanas presta-se a que nele venha a ser criado um pólo museológico que mostre a vertente da exploração agropecuária desse interior de Cascais ao longo dos tempos. A ideia está a ganhar forma e só se necessita da candidatura a um projecto financiável para que ela venha a concretizar-se.
            Alguém dizia que há vários destes casais pelo concelho. Há, pois. Importa que sejam dados a conhecer e que os proprietários sejam incentivados a, mesmo renovando-os, lhes manterem a traça local. Recorde-se que a Associação Cultural de Cascais atribuiu a dois casais do centro de Manique o Prémio de Restauro – Arquitectura Popular, precisamente para incentivar outros proprietários a seguirem o exemplo que, em boa hora, esses dois lograram dar.

                                                                       José d’Encarnação

Sem comentários:

Enviar um comentário