quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Em Cascais e no Estoril, os mapas são vendidos aos turistas!

            Não queria acreditar quando me disseram que, nos postos de atendimento ao turista em Cascais e no Estoril, estão a vender a 50 cêntimos os mapas da região editados pela Cliparte, Lda!
Aliás, esses postos da Associação de Turismo de Lisboa são geridos pela Lismarketing e neles estão empregados funcionários que, boa parte das vezes, acabaram por não ter formação para as funções que ocupam. Dou dois exemplos:
            - O turista foi ao posto do Estoril e perguntou onde era o CascaiShopping e… explicaram-lhe que poderia ir perfeitamente a pé até lá!
            - Outro cliente chegou e perguntou ao balcão, no Estoril, onde era a delegação da Região de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo. Resposta do recepcionista: «Não sei!». A porta da delegação é ao lado, a menos de dois metros!...
            Assim, vale a pena fazer qualquer comentário?
            Claro que os tempos são outros e quando o «Governo» de Lisboa decidiu acabar com a Junta de Turismo da Costa do Estoril e pôr em seu lugar, para divulgar o turismo de Cascais, Oeiras e Sintra, a Região de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo – cujo raio de acção vai desde Ferreira do Zêzere a Setúbal! – estava-se mesmo a ver que a ideia seria essa: que se acabe de vez com o que foi um dos berços do turismo em Portugal!
            Mas é o turismo que nos dá dinheiro e é o turista que traz algum movimento à zona! – objectaram os que por cá andam há alguns anos. «Que é que isso interessa?», responderam os ‘jovens’ dinâmicos, cheios de diplomas e ideias que ficaram à frente desses destinos!...
            O mapa não serve, é «manhoso», não tem a qualidade dos antigos e ainda por cima é pago? Não comprem! Vão à Internet, procurem nos hotéis, perguntem na rua aos transeuntes, informem-se nas agências de viagens! Era o que mais faltava nós darmos mapas turísticos de Cascais e Estoril ao turista que vem de fora visitar-nos!... Que se amanhe!...          

Publicado em Cyberjornal, 13-12-2012:

5 comentários:

  1. Uma mais das incontáveis anedotas em que se vai deixando descambar Portugal... Desnorteados, não tanto por ocorrência pontual ou circunstancial perturbadora, mas quiçá mais por incapacidade na utilização de elementar bússula.
    Como já lá diriam os «outros»: o tempora, o mores!
    Felizmente, ainda vamos sabendo de algumas bolsas de resistência...

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. E bastava lembrar que aqui ao lado os espnois têm mapas, do corte inglês, sim, mas grátis em todos os postos.

    ResponderEliminar
  3. Escreveu-me Fausto Bento (e-mail de 2012-12-17):
    «Agradeço o seu email e já li o que escreveu, concordando em absoluto com tudo o que diz. Trata-se de um mapa de Cascais e Estoril, em que o formato passou de A5 para A4, o que o torna de difícil leitura, sendo ainda discriminatório em relação ao pagamento, pois nos Postos de Turismo, por exemplo de Sintra, Ericeira e Lisboa os mapas não são pagos, apesar de serem todos geridos pela Lismarketing Comercial, que por sua vez pertence ao Turismo de Lisboa.
    É inadmissível!»

    ResponderEliminar
  4. Mário Cornélio escreveu no meu mural do FB, na sexta-feira, 14, às 12.44 h.: «Caro Prof. José d'Encarnação não ponho nem tiro uma vírgula... Quando me contaram essa de Cascais estar a ser gerida por Santarém em termos turísticos, não acreditei, era ridículo de mais... Sou obrigado a dar a mão à palmatória.»

    ResponderEliminar
  5. Maria Delfina Vasconcelos escreveu, a este propósito também, no meu mural do FB, na sexta-feira, 14, às 14 horas: «Que parvoíce!»

    ResponderEliminar