sexta-feira, 21 de junho de 2013

Centenas de movimentos compuseram a beleza ímpar do conjunto!

           Hesitei no título a dar a este apontamento de reportagem. É que, terminado o espectáculo, desfile ininterrupto de passos cadenciados, de movimentos bem ensaiados, de sorrisos estampados nos rostos, de um guarda-roupa variado, ajustado e sedutor – apetece é fazer silêncio; repassar de olhos fechados o que se viu; saborear a delícia de pensar que valeram a pena as longas horas de paciente trabalho motivador…
            Foi o espectáculo final, a 9 de Junho, no grande auditório do Centro Cultural de Belém, das classes da Escola de Dança Ana Mangericão (EDAM), sediada em Carcavelos desde 1983.
            Enaltecer o trabalho aí desenvolvido, na total e abnegada dedicação do seu corpo doente, dirigido por Ana Cristina Mangericão, nem ora me atrevo a tentar, porque – perdoe-se-me o corriqueiro lugar-comum – «só visto, contado ninguém acredita!».
            361 alunos participantes, 14 quadros (todos de rara beleza!), este ano a homenagear os valores da música portuguesa, trechos assim doravante servidos por inspiradas coreografias: a elegante linguagem do bailado a sublimar música e palavras!
            O grande auditório encheu por duas vezes, à tarde e à noite, e via-se estampado no rosto de familiares e amigos dos alunos a felicidade de mais uma oportunidade cumprida.
            Na sessão da noite, estiveram presentes a vereadora da Cultura, Dra. Ana Calara Justino, e o Comendador Joaquim Baraona, este em representação da Academia de Letras e Artes que à EDAM tem dado incondicional apoio. A actriz Daniela Ruah não quis deixar de vir ao palco, no final, para dar o seu testemunho: foi na EDAM que começou; foi com a professora e actriz Teresa Corte-Real que ensaiou os primeiros passos da brilhante carreira hoje internacionalmente reconhecida. Gostámos de a aplaudir!
            Não pode Cascais deixar de ter orgulho nas escolas que detém. E, neste domínio das artes cénicas, digamos assim, seja-me lícito sublinhar – para além do já dito acerca da EDAM – a excelência do trabalho levado a efeito quer no Conservatório de Música (sob a égide do Maestro Nicolau Lalov) quer no Escola Profissional de Teatro de Cascais (intimamente ligada ao Teatro Experimental de Cascais), escolas que a todos nos honram e prestigiam!

Publicado em Cyberjornal, edição de 20-06-2013:

Sem comentários:

Enviar um comentário