sexta-feira, 21 de junho de 2013

Uma Natureza para saborear!

             Duvido que haja município português que mais atenção esteja a dar à paisagem, mediante a realização de iniciativas que levem a «saborear» as belezas e as riquezas naturais de que podemos usufruir.
            E escrevo «usufruir» porque tenho pena, confesso, de quem passa os seus dias de auscultadores nos ouvidos e não abre de par em par os sentidos para ouvir o chilrear da passarada, o soprar do vento nas árvores, o cheiro oloroso das alfarrobeiras em flor e do alecrim, dos tojos, das giestas…
            «A Semana da Primavera Biológica termina passo a passo no 1º Domingo na Aldeia, no dia 24, que pretende “Levar abraços à Serra de São Brás”. Esta iniciativa integrada no Ciclo de Passeios Com Destino […] parte com destino a Parises, em plena Serra do Caldeirão, para um passeio pedestre» – anunciava, em meados de Março, o Gabinete de Imagem, Documentação e Informação camarário.
            E, a 26 de Maio, o Ciclo de Passeios Natureza partiu à descoberta de “Campos de Sabores e Mezinhas”, um passeio para «caminhar em frente, mas de olhos postos nos saberes do passado, nas qualidades da natureza que apresenta soluções para a vivência do homem desde tempos imemoriais», sob a guia experiente da investigadora são-brasense Maria Manuel Valagão, «especialista em alimentação mediterrânica e profunda conhecedora dos benefícios e aplicações das plantas silvestres na alimentação». Mais se dizia – e já sei que assim se passou, com pleno êxito! – que «ao longo do percurso serão lembrados os costumes tradicionais associados à quinta-feira da Ascensão e às mezinhas de outrora, numa divertida partilha de saberes e tradições populares», na «redescoberta da importância e da diversidade de espécies de plantas que pintam de vida e saúde os campos».
            S. Brás continua, na verdade, a dar lições de bem viver! Pinta de vida e saúde os campos e… as pessoas!

[Publicado em Notícias de S. Braz (S. Brás de Alportel), nº 199, 20 de Junho de 2013, p. 21].

Sem comentários:

Enviar um comentário