quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

«Fui tratada como lixo»

             Penso que, aos poucos, ainda que não primem pela inteligência, os que, de um momento para o outro, se viram com poder nas mãos, sem para tal estarem preparados na universidade da vida, irão aprendendo o significado de algumas das expressões que os mais experientes repetem, repetem, repetem...
            Uma delas é a motivação, tantas vezes falada. Algo que aprendi logo no início da minha carreira como docente, já lá vão mais de 50 anos, quando nos explicavam que de nada valia dar uma linda lição se os estudantes não estivessem motivados para a escutar.
            Assim hoje com os trabalhadores. Está evidente aos olhos de todos – os que têm olhos para ver! Trabalhador que não se sente bem na sua pele não rende, não é feliz e a economia não cresce!
            Bem conhecida é a espécie de parábola que Gorbachev contou no seu livro Perestroika. Os dois operários faziam o mesmo serviço: acarretar pedra cá de baixo até ao cimo da obra. Um, de semblante sempre carregado, respondeu quando lhe perguntaram o que fazia: «Não vês? Carrego pedra o dia inteiro, escada abaixo escada acima, dói-me o corpo todo, à noite nem consigo dormir!». «E tu?» – perguntaram ao outro. Sorridente, respondeu: «Eu? Eu estou a construir uma catedral!».
            Aumento de horas de serviço, corte de salários, abolição de feriados, encurtamento de férias, contratos precários só fazem doer o corpo, não ajudam a construir a catedral!
            E fiquei ainda mais triste, outro dia, ao saber que tinham mandado embora a diligente funcionária da minha repartição. Enviei-lhe mensagem de agradecimento por tudo quanto fizera por nós. A resposta ainda mais me atiçou a revolta contra o paradigma em que, para sua desgraça, o mundo anda embarcado:
            «Obrigado pelo carinho. É assim a vida! Não tem que agradecer. Fiz sempre o meu trabalho o melhor que podia, muitas vezes cheguei a comprar produtos e sacos para o lixo, para minimizar um pouco as faltas! Vinte e um anos de serviço e, no final, fui tratada como lixo, deixada à porta da rua, sem qualquer explicação!!! Mas, deixando a ingratidão de parte, existem boas amizades que ficaram, e essas, sim, recordarei para sempre com muito carinho!».
            Doeu-me! Doeu-me muito!

Publicado em Renascimento (Mangualde), nº 631, 15-01-2014, p. 12.

13 comentários:

  1. Cada vez mais se dá valor à Universidade dos certificados e menos à Universidade da vida... Não explicam é que os certificados não valem vida nenhuma! Dói... e cada vez mais!

    ResponderEliminar
  2. Margarida Sobral Neto:
    Ainda há vozes lúcidas e corajosas... Parabéns José d'Encarnação.

    ResponderEliminar
  3. Antonio Lourenzo:
    ... Situações estúpidas que se estão a passar no nosso país... infelizmente !!!
    ... Com respeito à motivação... ''setôr'' José d'Encarnação... lembro-me perfeitamente daquela visita de estudo com mais ou menos 11 anos (chamavam Preparatório aos actuais 5º e 6º anos) àquela ''tinturaria romana'' a caminho do Guincho... Ainda hoje gosto muito de tudo o que me aparece relacionado com a civilização romana... Abraço!

    ResponderEliminar
  4. José Rodrigues Dias escreveu:
    "A destruição de uma catedral..."


    ResponderEliminar
  5. Parabéns por este belo naco de prosa. Bom seria que chegasse aos olhos de quem decide, mas esses não se dignam baixar até à realidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem hajas! Quando o Maomé não vai à montanha, outras alternativas há, segundo dizem! E até a montanha se mexe! :)

      Eliminar
  6. Zelia Marques Rodrigues escreveu:
    "Nestes tempos que atravessamos, todos (ou quase todos!!!) estamos a ser tratados como lixo! E sem direito a "recolha selectiva"!"

    ResponderEliminar
  7. Aurora Martins Madaleno escreveu:
    "Quando se é um funcionário dedicado, dói ser tratado como lixo. Dói mesmo!"

    ResponderEliminar
  8. Bom dia, Professor José d'Encarnação. Muito obrigada pela partilha destas experiências de vida e sentimentos, com os quais muitos de nós, lamentavel e tristemente, se identificam. Fui professora do Ens. Sec. durante quase 40 anos, estou aposentada há um ano porque, para além do que já foi dito sobre as novas medidas implementadas que nos amesquinham, não suportava a frieza e a indiferença com que a direcção da minha escola tratam os seus iguais. Vim-me embora por opção, sentindo-me lixo.

    ResponderEliminar
  9. Elsa Santos escreveu:
    "Realmente como se podem voltar a erguer catedrais quando a motivação, dedicação, lealdade já não valorizadas e na hora de fazer cortes orçamentais e aumento da carga horária... já não se recicla... simplesmente se descarta... como lixo inútil... Lamento esta situação e agradeço que a tenha partilhado connosco. Nunca são de mais as tomadas de consciência de que há muito a fazer e a mudar."

    ResponderEliminar
  10. Sarah Corsino escreveu:
    "A Sra. D. Aurora Martins Madaleno expressou bem o que os Funcionários Públicos sentem actualmente: dói mesmo!!!"

    ResponderEliminar
  11. João Orlindo Marques:
    Caro Professor, tenho fé de que, um dia, as pessoas vão voltar a ser o que mais importa na vida :). Até lá, temos de continuar a "remar", como o Professor Encarnação tão bem faz... Abraço.

    ResponderEliminar