sábado, 18 de outubro de 2014

A poesia que era em folhetos visados pela Comissão de Censura!

            Teve o nosso amigo e camarada destas lides da escrita Vítor Barros a enorme gentileza de me fazer chegar cópia de duas folhas de versos, que achara meio perdidas em casa da mãe.
            Mantém o nosso director o – quanto a mim – assaz saudável hábito de aceitar as rimas, mesmo que por vezes desajeitadas, que pontualmente lhe enviam seus fiéis colaboradores. Não me canso de as ler, porque elas representam, à boa maneira dos jograis de outrora, aquela forma esbelta, amiúde bem sarcástica e ‘venenosa’, de escalpelizarem os acontecimentos, as atitudes, as… políticas! Sempre a poesia dita popular teve esse condão de acompanhar e, por isso, criticamente retratar o nosso quotidiano. E há no Noticias de S. Braz, invariavelmente, uma página para os ‘nossos poetas’, independentemente de outras rimas se espalharem por aqui e por ali, por vezes também ao sabor das necessidades de paginação.
            E para que se sinta quão importante é essa forma de encarar a realidade, leia-se apenas a primeira sextilha de um dos folhetos que Vítor Barros me enviou:
 
                        No dia dezassete de Agosto
                        Fez causar algum desgosto
                        De lutou vestiu São Brás,
                        Conhecido na freguesia
                        Toda a gente o conhecia
                        Aquele humilde rapaz.

            Ficamos a saber, pelos versos adiante, que o ferreiro João Adriano Passos Pinto morreu atropelado, perto de Portimão, quando seguia na sua motorizada. Tinha 38 anos e deixou uma filhinha. A letra é de António Gonçalves Dias (Cèguinho) e a publicação – lá vem escarrapachado no fim – foi ‘visada pela Comissão de Censura»!
            Bom será que, inclusive no âmbito do Centenário, se lance uma campanha de angariação de folhinhas dessas (devem existir por aí, perdidas nas gavetas, como coisa sem préstimo…) e se crie, na biblioteca municipal, uma pasta que as conserve, acompanhadas de elementos complementares. No caso vertente, toda a gente sabia; mas nós, agora, como vamos descobrir em que ano morreu o João Adriano? Vai-se ao Registo, claro; mas, se houver logo o cuidado de se fazerem essas averiguações, a ‘pasta’ vai ficando enriquecida e a nossa ‘memória’ também!

Publicado em Notícias de S. Braz [S. Brás de Alportel], nº 215, 20-10-2014, p. 21.

Sem comentários:

Enviar um comentário