sexta-feira, 3 de maio de 2013

A linha, tema de encantar!

              Foi apresentado na FNAC do CascaiShopping, na tarde do passado dia 27 de Abril, o livro Alinhas?, da autoria de Margarida Teodora Trindade (texto) e Alexandra Sirgado Rodrigues (ilustrações). Uma edição de Opera Omnia (ISBN: 978-989-8309-41-9); design, paginação e fotografia de Sofia Ferreira.
            Técnicas da magnífica Biblioteca Municipal de Torres Novas, habituadas, por isso, a dinamizar sessões de leitura para crianças, lançaram mão a esta obra que, aparentemente singela e despreocupada, encerra grandes lições para crianças e… para adultos, um pouco ao jeito do Principezinho, de Saint-Exupéry, ou d’As Aventuras de João sem Medo, de José Gomes Ferreira.
            Tudo gira em torno da linha, elemento que – com os mais diversos significados, concretos e abstractos – intimamente se entretece no nosso quotidiano: andar na linha; a linha do horizonte; «Deus escreve direito por linhas tortas»; há linhas oblíquas; as linhas com que se tramam vidas; a trama e a teia; linhas que atam uma história (a perna) a uma outra história (um chapéu de chuva atado também…); «há linhas que comemos com prazer…» (ai, este delicioso esparguete!...); «há linhas que contam uma história no rosto do avô António»; «há linhas que não se sabe nem onde começam nem onde acabam… e que, se puxares por elas, muito devagarinho, aos poucos, todos os nós se desatam». «Quando o Luís se zanga fica com a cabeça cheia de nós. Depois, para os conseguir desatar, tem de perceber com que linhas é que eles se formaram» …
            E não resistiram as autoras a incluir – com a actualidade que facilmente se adivinha – as linhas de um lenço de namorados:

                        «Meu Manel bai pró Brazil
                        Eu tamem bou no bapor
                        gordada no curação
                        daquele qué meu amor».

            Um livro inspirado e inspirador de muitas histórias para a «hora do conto» (termina com a libelinha a voar…). Uma presença doravante imprescindível em todas as bibliotecas. Lindíssimo veículo de um saber profundo!

Publicado em Cyberjornal, 02-05-2013:

Sem comentários:

Enviar um comentário