sexta-feira, 31 de maio de 2013

«Na Sua Mão Direita» – uma oração

            Impressionou-me mui favoravelmente – quando, ainda moço, estudei pela primeira vez a antiga civilização egípcia – a informação de que, ao pressentirem aproximar-se o fim do seu percurso terreno, os egípcios procuravam retirar-se para mosteiros e aí apreendiam as regras exaradas n’O Livro dos Mortos, espécie de manual de passagem.
            No credo católico, súmula de dogmas professados, diz-se, a dado momento, que, após a Sua breve vida na Terra, Jesus «subiu aos Céus, onde está sentado à direita de Deus Pai». Inspirou esta expressão o pendor filosófico de Antero de Quental: «Na mão de Deus, na Sua mão direita / Descansou afinal meu coração». E foi esse o mote escolhido por António Salvado para o seu mais recente livro de poemas: Na Sua Mão Direita (Edições Sirgo, Castelo Branco, 2013; ISBN: 978-989-07695-8-8).
            30 títulos: 28 poemas propriamente ditos, assumindo alguns a forma de soneto mas sem obediência a rima; uma longa oração de prosa poética – «Fere-me os olhos a Tua Luz» (p. 37-38) – e o «Secreto Lugar», em jeito de coroa de cinco sonetos.
            Ressonâncias bíblicas: um «salmo com gratidão» (p. 36); a evocação dos apóstolos Paulo, Pedro e Judas numa procura de perdão; a «água niveal de Siloé», símbolo da purificação por que se anseia; a via sacra da vida, «noite amarga» em busca de «um som de claridade» que anime e revigore…
            Por todas as páginas, porém, dominante, o diálogo com o Senhor: numa prece «sem melodia, mas de amor ornada»; na consciência do «débil pó» que nos conforma, no desejo místico de, esquecido o tempo e ultrapassado o espaço, a serenidade enfim chegar.
            Livro, pois, inesperado: mensagem impregnada de uma tranquilidade que é hora de procurar.

Publicado em Cyberjornal, 31-05-2013:
http://www.cyberjornal.net/index.php?option=com_content&task=view&id=18388&Itemid=30

P. S.: “«Na Sua Mão Direita» – uma oração de António Salvado”, Gazeta do Interior (ano XXIV, nº 1286, Castelo Branco), 07-08-2013, p. 10.

Sem comentários:

Enviar um comentário