quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

In memoriam da Arquitecta Helena Rua

            Maria Helena Neves Pereira Ramalho Rua nasceu a 5 de Dezembro de 1963. A morte colheu-a, pois, com apenas 51 anos, ontem, 3 de Fevereiro, em Oeiras (onde residia), na sequência de uma doença que a atormentava mas que fez questão em guardar para si, nem sequer a revelando ao filho, André, a quem apresentamos os nossos mais sentidos pêsames.
            Professora auxiliar, desde 6 de Outubro de 2009, no Instituto Superior Técnico (Secção de Arquitectura - Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos), aí leccionava Modelação Geométrica e Visualização de Edifícios,  Geometria Descritiva e Harmonização. Chegou a publicar Os Dez Livros de Arquitectura de Vitrúvio (Dezembro de 1998).
            Entusiástica colaboradora nas campanhas de escavação de Freiria, inclusive como membro da Associação Cultural de Cascais, nesse sítio arqueológico (cujo estudo muito lhe deve) integrou a equipa de arquitectos que, sob orientação de seu marido, o Arquitecto Pedro Fialho, também ele já falecido, procedeu ao minucioso levantamento das estruturas e ao desenho meticuloso das fases da escavação.
            Foi a partir daí que se interessou vivamente pela aplicação à Arqueologia de modelos informáticos com vista à reconstituição de edifícios, nomeadamente arqueológicos, tendo chegado mesmo a conceber, com um dos seus colaboradores (Pedro Alvito), um jogo de ‘visita’ à villa romana de Freiria, sobre que viriam a fazer, em Março de 2009, a comunicação «Reliving the Past: 3D models and Virtual Reality as Supporting Tools for Archaeology and the Reconstruction of Cultural Heritage: The Case Study of the Roman Villa of Freiria», na 37th CAA2009 Annual Conference Computer Applications and Quantitative Methods in Archaeology, Making History Interactive, em Williamsburg.
            Aliás, a tese de doutoramento, que defendeu em Outubro de 2004, também versara sobre esse tema: Os Sistemas de Informação Geográfica na Detecção de Villae em Meio Rural no Portugal Romano: Um Modelo Preditivo. Assim como um dos seus mais recentes artigos: «Detecção automática de villæ em meio rural no Portugal Romano», Al-madan, II Série (nº15), Dezembro de 2007, p. 21-27.
            As comemorações do centenário das Linhas de Vedras levaram-na a interessar-se pela sua problemática, sobre elas tendo elaborado alguns inovadores estudos dados a conhecer em comunicações e em artigos publicados em revistas portuguesas e estrangeiras, como é o caso de «Assessment of the Lines of Torres Vedras defensive system with visibility analysis», publicado no Journal of Archaeological Science, 40(4), Abril de 2013, p. 2113-2123, ou de «Modelação geográfica da permeabilidade do sistema defensivo das Linhas de Torres», comunicação apresentada ao I Encontro sobre Arqueologia e Museologia das Guerras Napoleónicas em Portugal, (Loures, Setembro de  2014).
            Deixa-nos Helena Rua quando ainda muito havia a esperar do seu magistério e dinamismo. Recordá-la-emos sempre como a amiga bem disposta e disponível, irradiando alegria.
            Que descanse em paz!

Sem comentários:

Enviar um comentário