quarta-feira, 8 de novembro de 2017

«A Avó Ceirinha», do Dr. Alberto Correia

             Foi recentemente aberta ao público, na Casa da Paz, pertencente à Paróquia de Santa Cruz de Beselga (Penedono), a exposição Memorial da Devoção Ceireira, onde, para além da evocação de uma actividade que corria (ou corre) o risco de desaparecer – a arte de fazer ceiras de junça – se apresenta, na verdade, um pequeno, mas bem significativo, museu de arte sacra, cuja visita vivamente se recomenda.
            Tem a exposição primoroso Roteiro; mas o Dr Alberto Correia, um dos dinamizadores da iniciativa, não se ficou por aqui e para, de certo modo, acompanhar a exposição escreveu uma linda história, «A Avó Ceirinha».
            Um livro de capa rija e letras gordas, para que as crianças e os menos jovens o possam ler sem dificuldade. Dedicado à sua avó Beatriz, «”ceireira” de nação», tem, na página da esquerda, ilustrações muito bonitas de artefactos feitos neste tipo de material, a junça. Uma verdadeira maravilha de gosto!
            A narração é feita por uma avó à sua netinha; mas ousaria afirmar que há outras linhas que não a da história propriamente dita sobre que importa reflectir, pelo que representam de uma realidade a não olvidar. Assim, na pág. 11:
            «Mas quando a Virgínia nasceu já não se usavam as ceiras do azeite. E os ceireiros mal conseguiam vender as ceirinhas, os tapetes e os ceirões porque as pessoas passaram a usar outras matérias nas suas casas.
            Muitos homens foram então trabalhar para França. Uns na agricultura, outros nas obras da cidade. Alguns já tinham ido uns anos antes e ajudaram os mais novos a arranjar trabalho».
            O drama – assim mui singelamente retratado.
            As histórias atropelam-se umas nas outras (a da mulher «que matou um grande lagarto com os novelos de linho que levava»…), e, no final, Gininha, a neta, não se conteve:
            – Gostava de tanto de ter ido com o avô vender ceirinhas!...
            E «a avó pousou na cestinha o novelo de lã. Gininha não viu as duas lágrimas que se soltaram dos olhos da avó.
            Estava quase a pôr-se o sol. E entraram ambas em casa, de mãos dadas, a avó e a netinha».
            Um encanto, este livrinho, para os jovens e para os menos jovens. Mais uma vez, a prosa límpida e serena de Alberto Correia, com fotografia de José Alfredo, design (magnífico!) de Sónia Ferreira. Edição da Paróquia de Santa Cruz, Beselga, Penedono. Apoio do Município de Penedono.
            Fala-se muito de diálogo intergeracional, da necessidade de os avós terem tempo para os netos. Ou melhor, de os netos terem tempo para ouvir os avós! Este «A Avó Ceirinha» constitui mui excelente pretexto para esse diálogo se concretizar.
            Estão, obviamente, de parabéns e quantos tiveram a coragem de lhe prestar atenção!

                                                           José d’Encarnação
 
            Publicado em Voz de Lamego 17-10-2017, p. 13.

Sem comentários:

Enviar um comentário