terça-feira, 28 de novembro de 2017

As recordações do menino de escola

            «Dos 6 aos 10 anos passei diariamente pela capelinha / oratório de Nossa Senhora no Arco do Repouso. Só aos 75 anos venho a aprender alguma coisa sobre esse local tão entranhado em recordações de menino de escola» – não hesitou em escrever o louletano Joaquim Romero Magalhães, professor catedrático de Coimbra, actual director dos Anais do Município de Faro, na apresentação do volume deste ano.
            E esse caso deu-lhe ensejo para salientar o papel que uma revista cultural municipal, como os Anais, pode desempenhar:
            «Contribuir para essas necessárias descobertas e redescobertas do nosso meio, do nosso património e do respeito que essa convergência nos deve merecer».
            Essa preocupação a têm tido, entre nós, os são-brasenses que, sobre idênticas temáticas, escrevem no nosso jornal. Recordações de infância que entretecem o património imaterial são-brasense; artigos em que se destilam e narram factos e efemérides que, doutra sorte, correriam sério risco de cair nas catacumbas do olvido… Aliás, o próprios responsáveis pela agenda cultural São Brás Acontece não hesitam em aí dar conta, ainda que em pinceladas breves, de uma tradição, de um mester, de uma personalidade.
            Assim, linha a linha, página a página, se constrói comunidade, na partilha de um passado comum.
                                                           José d’Encarnação

Publicado em Noticias de S. Braz [S. Brás de Alportel] nº 252, 20-11-2017, p. 13.

Sem comentários:

Enviar um comentário