quarta-feira, 25 de julho de 2018

Cantigas populares do nosso País

            Conforme se anunciara, organizou o grupo cascalense Cantares da Terra o VII Encontro de Música Popular Portuguesa, no passado dia 21, no Largo Cidade de Vitória, em pleno coração da vila de Cascais.
            Iniciou o serão o Grupo de Cantares Populares Seara Nova, de Viana do Alentejo, que nos deliciou com as boas toadas alentejanas. Seguiu-se o Cant’Areias, de Santo António das Areias (concelho de Marvão), que apresentou, com alegria, animadas modas de sua autoria.
Enquanto o Cantares da Terra preparava a sua actuação
            Finalizou o grupo organizador, que procura ter, no seu repertório, cantigas populares de várias regiões do País, emprestando-lhes, porém, uma nova sonoridade e mui originais e enriquecedores arranjos, plenos de imaginação. Vale bem a pena ouvi-los!
            As várias dezenas de pessoas que assistiram ao espectáculo não deram, seguramente, por mal empregado o seu tempo e, aliás, tiveram oportunidade de acompanhar amiúde com entusiásticas palmas os cantares que se iam apresentando.
            A iniciativa contou com o apoio principal da Junta de Freguesia Cascais Estoril, tendo estado presentes duas das senhoras que integram, como vogais, o Executivo, as duas Marias Emílias ‒ Saraiva Ribeiro e Sabino Pereira. Maria Emília Saraiva Ribeiro subiu ao palco, no final, para, em nome da Junta, se congratular com o bem estruturado espectáculo e presentear com lembranças os grupos intervenientes.
            Também a Câmara Municipal de Cascais e a Junta de Freguesia de Alcabideche colaboraram para a concretização do bem animado evento.

                                                                                  J. d’E.

Publicado em Cyberjornal, 23-07-2018:

Sem comentários:

Enviar um comentário