segunda-feira, 23 de julho de 2018

Emotivas homenagens

              A Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana homenageou dois dos seus fregueses que se notabilizaram nas artes do espectáculo e que já oportunamente galardoara com medalhões de mérito cultural: Camilo de Oliveira e João Aguardela.
Camilo de Oliveira (Buarcos, 23-7-1924 / Lisboa, 2-7-2016)
        Em estreita colaboração com a Junta, preparou Ricardo Mesquita de Oliveira mui circunstanciado repositório expositivo acerca do que foi a vida e a obra de Camilo de Oliveira. Ricardo teve ocasião de explicar, na inauguração, como acompanhara, nos últimos anos, a actividade do actor e como lograra reunir, assim, documentação preciosa sobre o seu incansável labor. Solenemente inaugurada no salão da Junta, no dia 2, dia do 2º aniversário da morte do actor, foi subordinada ao lema «Por toda a minha vida»; estará patente até dia 27.
            Os muitos painéis ali patentes dão conta de como, através dos espectáculos, realizados por todo o país, Camilo soube divertir e transmitir boa disposição a milhares de espectadores.
          Paula Marcelo, sua companheira dos últimos tempos, lamentou-me, porém, em conversa particular, o facto de o espólio do artista, cuidadosamente embalado e entregue ao Museu do Teatro, poder vir a correr o sério risco de ficar arrumado a um canto. Esta exposição, porém, contraponho eu, constituirá, porventura, bom pretexto para que esse legado – e o de tantos outros – periodicamente venha a ser disponibilizado, para público usufruto de todos.
            Camilo de Oliveira habitou paredes-meias com a sede da Junta de Freguesia e também por isso não podia ser esquecido, como «figura ímpar da cultura portuguesa que fez rir gerações». Ao actor fora também atribuído o nome de uma rua na freguesia.
Alguns dos presentes na inauguração. Entre eles, Ricardo (o organizador),
José Carlos Malato, Paula Marcelo e o actor Luís Mascarenhas.


João Aguardela (Lisboa, 2-2-1969 / 18/1/2009)
            Em colaboração com o Espaço Memória do TEC – em que campeia o dinamismo ‘histórico’ de João Vasco – quis a Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana homenagear outro dos seus vizinhos: o músico, compositor e intérprete João Aguardela, que viveu no Bairro de Monte Real. Isabel Cruz e Patrícia Simões – técnicas da Junta – e o pai do artista tão precocemente ausente do nosso convívio deram corpo a este tributo, a que foi dado o significativo título de «Esta Vida de Marinheiro – Dos Sitiados à Naifa, a rasgar a vida», nome que é, de resto, o de um recente livro acerca da sua vida e obra.
            Intervieram na sessão inaugural da mostra, sob a batuta de João Vasco, Ruy de Carvalho, que disse um poema do homenageado; alunos da Escola Profissional de Teatro de Cascais (que mui alegremente interpretaram uma das mais populares canções de Aguardela); o pai, José Manuel Aguardela, que teve, naturalmente, palavras de muito reconhecimento pela homenagem…
            Foi, consequentemente, bem pleno de emoção esse final de tarde, no Espaço Memória. Aliás, nesse mesmo espaço, a 6 e 7 de Março de 1982, João Aguardela, de apenas 13 anos, fez parte do elenco do Grupo Cénico Juvenil do Desportivo de Monte Real, que ali representou «O Segredo da Abelha», de Ricardo Alberty – e isso também foi recordado, até porque o cartaz da peça é um dos significativos documentos que ali se apresenta.
            A memória de João Aguardela pode, pois, ali ser recordada de 5ª a domingo, das 15 às 19 horas, até 9 de Setembro.
            E muito nos regozijamos com ambas as iniciativas.

                                                                       José d’Encarnação
Publicado em Costa do Sol Jornal (Cascais), nº 243, 2018-07-18, p. 6.
Diploma referente à Medalha Municipal de Mérito Cultural
atribuída pela Câmara de Cascais

Sem comentários:

Enviar um comentário