quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Andarilhanças 23

O medo, a desmoralização e o poder
São constantes os vídeos e as mensagens que nos chegam, através da Internet, a explicar aspectos do quotidiano que a Comunicação Social não ousa abordar, nomeadamente ao que concerne às manigâncias de quem, por esse mundo, detém (ou deteve) o poder. Por exemplo, os chorudos vencimentos mensais. De quando em vez, há uma redacção que se passa e põe a boca no trombone, como foi o caso do semanário Focus do dia 26 de Outubro, que escarrapachou os ordenados milionários auferidos na RTP.
Recebemos também a explicação do que é, afinal, o Banco Central Europeu; do que se passa realmente (asseguram) na Grécia… E a entrevista com um perito, pensador, que explica tintim por tintim como é que se faz num mundo em que 1% da população mundial detém 80% da riqueza: interessa manter as pessoas desmoralizadas, assustadas, porque, assim, mais facilmente se deixam dominar. Uma nação optimista, saudável, confiante é difícil de governar!...
Compreende-se, pois, que a ordem seja para só dar notícias desagradáveis!... Uma ordem que, felizmente, entre nós, cada vez está a ser menos cumprida.

Câmara paga tributo aos ingleses
Há um projecto da Câmara de Cascais que visa proporcionar maior comunicabilidade do munícipe com os órgãos autárquicos. Chama-se «CRM – fale connosco» e está na página electrónica do Município. Poderia ser apenas “Contacte-nos” ou “Fale Connosco”. Não: tinha de ser CRM! E o que é CRM, num mundo pejado de siglas como é o nosso?... Não, não é, por exemplo, a Comissão de Recepção ao Munícipe, que seria designação corriqueira, nada ajustada a um município de prestígio internacional! Nada disso! CRM são as iniciais de… Citizen Relationship Management! Ora toma!... Para que lhes havia de dar!

Cachecol solidário
SOS Animal – sosanimal@sosanimal.com – é uma entidade sem fins lucrativos, para acolher animais abandonados e promover a sua adopção. Fruto da carolice de um dinâmico grupo de activistas, acaba de lançar uma campanha com o fim de angariar fundos para equipar a Clínica Veterinária SOSAnimal, sita em Caparide: a venda de um cachecol polar, de tamanho único, disponível em seis cores (laranja, azul escuro, bege, preto, azul claro e rosa claro) e dois logótipos (SOSAnimal cão e gato).


Clube Desportivo da Costa do Estoril

Comemora, no dia 18, 26 anos de existência, em prol da cultura e do desporto. Nesse dia, ao jantar, fados com Deo e José Pires. no dia seguinte, terei o prazer de apresentar o mais recente livro de poemas de Carlos Carranca, docente da Escola Profissional de Teatro e da Universidade Lusófona (Escola Superior de Educação Almeida Garrett). O livro chama-se Com o Cachimbo de Meu Pai. Seguir-se-á um concerto de flauta e piano: Marina Dmitrieva e Vera Belozorovitch, habituais colaboradoras do Clube, interpretarão obras de Listz.

[Publicado no Jornal de Cascais, nº 289, 09-11-2011, p. 6].

Sem comentários:

Enviar um comentário