segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Doutora Maria Manuel Valagão

Foi com especial enlevo (permita-se-me a palavra) que soube, através de Noticias de S. Braz (edição de Agosto), que a Doutora Maria Manuel Valagão fora a madrinha da 2ª edição da Feira da Serra, este ano, dedicada especialmente ao azeite.
Nada mais justo – e importará, decerto, sublinhar, mais uma vez, o relevante papel que esta ilustre são-brasense tem desempenhado no âmbito do incremento dado à culinária tradicional, nomeadamente (como não podia deixar de ser!) do nosso Algarve e do Alentejo. O reino das ervas e dos condimentos não tem para ela segredos e, numa altura em que o fastfood se impôs, até porque pouco tempo nos dão para almoçar e é tudo a correr, o recurso aos alimentos naturais constitui não apenas um objectivo salutar mas também o sábio e económico aproveitamento do que a Natureza pôs ao nosso dispor e que, por incúria, fomos abandonando!
Os poejos, as beldroegas, os cogumelos, os espargos silvestres, até os cardos!… voltaram a estar na ordem do dia e muita da consciencialização acerca da importância dessas ‘ervas’ se deve ao labor científico e de divulgação da Doutora Maria Manuel Valagão. O último livro que organizou – Natureza, Gastronomia & Lazer – sobre «plantas silvestres alimentares e ervas aromáticas condimentares» foi mui justamente galardoado com o Prémio de Literatura Gastronómica 2010, atribuído pela Academia Internacional de Gastronomia de Paris. E sobre ele escreveu Miguel Esteves Cardoso uma saborosa crónica (jornal Público, 29.04.2011, p. 13), subordinada ao título «Agarre este livro, se puder».
Motivos de sobra há, pois, para nos congratularmos!

[Publicado em Notícias de S. Braz (S. Brás de Alportel), nº 180, 20 de Novembro de 2011, p. 15. A foto reproduz o instantâneo do encontro do autor com a Doutora Maria Manuel Valagão, a 11-11-2011, no Mercado de Santa Clara, em Lisboa].

Sem comentários:

Enviar um comentário