sexta-feira, 20 de julho de 2012

Não basta fazer… é preciso que dizer que se fez!


            Esta máxima, que se prende com uma outra, mais antiga, «Não basta à mulher de César ser séria, tem também de parecê-lo!», assume particular relevância no que à actividade autárquica diz respeito.
            Promessas eleitorais são promessas que amiúde se esquecem. Escreveu Gustave Le Bon, no seu livro A Psicologia das Multidões, datado de 1895 (!), que os candidatos podem prometer sem receio as mais amplas reformas, porque, «no momento, os exageros produzem bastante efeito e não comprometem o futuro», pois que «o eleitor não se preocupa nada em saber se o eleito obedeceu à profissão de fé aplaudida e à qual deve a vitória».
E é verdade! Por isso, a diferença reside no facto de proceder diversamente e cumprir. Por outro lado, cumprir só não basta: urge dizer que se cumpre. E, neste aspecto, sem qualquer outro intuito que não o de verificar o que é verificável, louve-se a incessante acção do GIDI – Gabinete de Imagem, Documentação e Informação, da nossa Câmara Municipal, que, liderado pela vereadora Marlene Guerreiro e dinamizado por Cláudia Guerreiro, nos mantém quase diariamente ao corrente das mais diversas iniciativas que se realizam ou vão realizar-se no concelho, quer as promovidas pelos serviços municipais quer pelas várias entidades aqui em actividade.
Refiro, a título de exemplo, a mensagem divulgada a 4 de Julho:
«No início deste novo mês relembramos alguns dos melhores momentos vividos em São Brás de Alportel e preservados através da imagem…nas reportagens da Local Visão TV! Bons momentos para recordar... à distância de um clique!!».
E lá estavam, de facto, «à distância de um clique», significativas reportagens, que levam o nome de São Brás de Alportel a todos os cantos.
Aplauda-se, pois, esta enorme disponibilidade de um exemplar serviço camarário, que não se poupa a esforços para mostrar… como é diferente viver em São Brás!

  [Publicado em Notícias de S. Braz, nº 188, 20-08-2012, p. 5].

Sem comentários:

Enviar um comentário