terça-feira, 23 de outubro de 2012

Carcavelos em semana de aniversário

            Iniciaram-se no sábado, 20, os festejos que, até dia 27, vão assinalar o «Dia de Carcavelos».
A partir das 17 horas, no salão da sede da Junta, bem recheado de público, a presidente da Assembleia de Freguesia, Isabel Feio, deu as boas-vindas. Jorge Castro apresentou depois o II volume da obra Carcavelos dos Cinco Sentidos, cuja edição coordenou, um livro que reúne, nas suas 276 páginas, depoimentos sobre os mais diversos aspectos da freguesia: personalidades, história(s), acontecimentos, pessoas, lugares…
A presidente da Junta, Isilda da Silva, traçou depois um panorama das actividades concretizadas, referindo, de modo especial, a reabilitação que o Município levou a efeito no emblemático edifício da Moagem de Carcavelos e o facto de as instalações do antigo Hospital Ortopédico António José de Almeida irem ser aproveitadas para nelas funcionar o Centro de Saúde.
Em representação do presidente da Câmara, esteve o vereador Nuno Piteira Lopes, que se congratulou com o trabalho que a freguesia tem desenvolvido em prol da população, tendo, na circunstância, obsequiado a Junta com a oferta do livro sobre os Paços do Concelho, A Casa dos Azulejos.
Seguiu-se um momento musical que não ultrapassou os 45 minutos, mas que encantou a assistência, pois um Trio Scherzo português interpretou, com maestria e bem sugestivos arranjos, nove (mais um) breves trechos musicais. Muito aplaudidos, por exemplo, «Tritsch – Tratsch – Polka» de Johann Strauss, e o «Livertango», de Astor Piazzola, em que foi notável o virtuosismo da pianista Mercedes Cabanach, que se fez acompanhar de Luís Sá Pessoa, ao violoncelo, e José Pereira, no violino. Esses, aliás, os componentes do trio.
Dentre as personalidades presentes na sessão, refiram-se – para além dos membros do Executivo e da Assembleia de Freguesia – os vereadores Ana Clara Justino (da Cultura) e Frederico Pinho de Almeida (Acção Social) e o presidente da Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana, Manuel Mendes.
Seguiu-se, na Sociedade Musical e Recreativa de Carcavelos, a abertura da exposição de artes plásticas, denominada Bienal de Carcavelos, que reuniu 54 obras de 54 artistas, a maior parte deles ligados a Carcavelos. Uma exposição para todos os gostos, a dar cor e beleza ao salão de entrada da colectividade, visitável até dia 27, das 16h00 às 20h00.
O programa dos festejos inclui(u) os mais diversos actos no decorrer da semana, desde a missa campal celebrada por Sua Eminência o Cardeal-Patriarca de Lisboa (no domingo, 21) até, por exemplo, uma noite de fados na terça-feira, 23. Consulte-se, para o efeito, http://www.jf-carcavelos.pt/page_text.asp?ID=187&categoria=Caixa2 .

Publicado na edição de 2012-10-22 de Cyberjornal:

Sem comentários:

Enviar um comentário