sábado, 21 de outubro de 2017

CCC – Cidadela Cimentou Comunidade!

             Na passada sexta-feira, dia 20, a Direcção do Agrupamento de Escolas da Cidadela, em Cascais, convidou para um jantar de confraternização e de convívio, na sua sede, a comunidade educativa, ou seja, os professores, os funcionários, os membros do Conselho Geral do Agrupamento, os técnicos camarários e outros que estiveram ligados à obra. Pela Câmara, esteve o vereador do pelouro da Educação, Frederico Pinho de Almeida; pela Junta de Freguesia, Emília Sabino, em representação do Presidente.
            O pretexto: mostrar e usufruir da obra, a nova cantina que o Orçamento Participativo de 2015 permitira concretizar. A inauguração oficial ocorrera a 12 de Setembro e reza a placa que assinala o evento que a inauguração foi feita «pelos cidadãos de Cascais, na presença do Presidente da Câmara, Carlos Carreiras».
            Trata-se de um espaço que proporciona, na verdade, um excelente convívio entre os comensais. Registe-se, por exemplo, que parte das paredes é de tijoleiras pintadas de um branco leitoso, o que as torna deveras agradáveis à vista; que a iluminação, directa e indirecta, resulta extraordinariamente luminosa (passe o pleonasmo) e, até, de algum requinte do ponto de vista estético. Os meus parabéns a quem trabalhou na execução (realço o empreiteiro João e a Arqª Paula Cabral). Segundo vim a saber, boa parte da colaboração foi dada pro bono, designadamente os técnicos.
            Mostra-se bonito relógio numa das paredes, um elemento simpático também pela sua estética, muito bem escolhido.
            Na parede do lado norte afixou-se a metade de uma porta velha, que foi pintada e nela se inscreveu uma frase assaz adequada:
 
                        BONS MOMENTOS PASSADOS À VOLTA DA MESA
                             DEIXAM LEMBRANÇAS PARA TODA A VIDA.

            É a tradução livre, mas muito bem pensada por Paula Cabral, da frase que se apanha na internet em inglês, de autor anónimo: «The fondest memories are made when gathered around the table».
            Também esse aspecto merece encómio e não há dúvida que é de muito aplaudir a iniciativa do jantar, sobretudo depois de verificarmos a alegria contagiante de todos os que participaram e o partilharam na mais completa descontracção, tirando fotografias, contando das suas experiências, num evidente entusiasmo por estarem juntos, quando, no frenesim do dia-a-dia, cada um anda para seu lado, a puxar o barco.
            Não ouvi discursos, porque foi mais o coração que falou!
            Parabéns, portanto, à Direcção do Agrupamento, que assim ajuntou em torno da mesa uma comunidade, que importa manter e rejuvenescer cada vez mais.

                                                                        José d’Encarnação

6 comentários:

  1. Filipa Alberti Antero Ferreira
    Como sempre, um texto muito bem escrito, caro Professor. Não creio é que tenham comido o mesmo que ao almoço é servido às crianças, nem que tenham passado 45 minutos numa fila à espera para jantar... Parece que de facto o refeitório está "um brinco", mas na minha memória o projecto do orçamento participativo no qual votei, de autoria de um grupo de alunos, era para obras na cozinha, a ver se a qualidade da comida melhorava. Vim a descobrir este ano que a comida é uma espécie de "ração", fornecida para o país todo por uma empresa exterior, que, por apresentar o preço mais baixo, ganhou um concurso público para o efeito. Mas há esperança, o Vereador Frederico Pinho de Almeida anunciou ir apresentar à A.R. uma proposta de alteração da lei, permitindo às autarquias chamarem a si a responsabilidade pela alimentação nas escolas, o que é de louvar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Direcção do Agrupamento terá, não haja dúvida, as suas palavras em consideração e tenho a maior confiança no vereador Frederico que não deixará os seus créditos por mais alheias, pode crer.

      Eliminar
  2. Paula Cabral
    Caro amigo, professor José d' Encarnação, pela minha parte e arq. Segismundo Castello Branco que comigo se dedicou a este projeto agradeço as gentis palavras de elogio e para mim representam enorme orgulho. Em especial porque desde logo traduzem o espírito que desde o primeiro dia se foi formando entre todos os que colaboraram para que fosse uma realidade, os técnicos, o empreiteiro Sr. João e a sua equipa,entre eles o seu pai, todos incansáveis quer pela competência sempre acompanhada de boa disposição, a direção da escola dos quais destaco o professor Rui Coelho, meu colega de curso, é amigo de há longa data e que no fundo foi o responsável por nos reunir a todos neste desafio. Muito obrigada pelas suas palavras e por ter tido a sensibilidade de num breve momento de convívio logo captar a emoção e amizade que ficou sem ser dita mas tão somente gravada tal como dizia naquela velha porta. Bem haja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O privilégio foi meu, Paula! E agradeço este comentário que acrescentou dados que eu não tinha e assim fica tudo mais esclarecido no que concerne a quem teve intervenção no processo. Bem hajas!

      Eliminar
  3. Filipa Alberti Antero Ferreira
    A Direcção do Agrupamento não é responsável, e acho que têm feito um bom trabalho, a todos os níveis, e com poucos recursos. Este problema da alimentação nas escolas desde o 2º ciclo ao Secundário passa-se a nível nacional e as escolas estão de pés e mãos atados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas fez muito bem em alertar para o problema, que me comprometo a levantar na próxima reunião do Conselho Geral, apoiando a proposta que vai ser apresentada pelo Vereador Frederico.

      Eliminar