quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Jorge Veiga, a alma do ERASMUS

             Não constituirá o mínimo exagero afirmar que foi a excepcional clarividência do Doutor Jorge Veiga, que, na sua qualidade de Vice-Reitor para as Relações Internacionais, fez com que a Universidade de Coimbra se guindasse a um lugar cimeiro no âmbito das universidades que aderiram ao Programa ERASMUS.
            Jorge Veiga teve a percepção clara do que isso iria representar para a formação de cada um dos estudantes contemplados, para a elevação e, até, credenciação internacional dos nossos docentes, daí redundando enorme prestígio para a Universidade.
Poitiers, 18-10-2001: Doutores Francisco de Oliveira, J. d'E.,
Jorge Veiga e Jorge de Alarcão
            Cedo se criou, pois, o Gabinete de Relações Internacionais (hoje, SRI), com uma dinâmica equipa liderada pela Dra. Filomena Marques de Carvalho, ela própria uma entusiasta que rapidamente soube estabelecer parcerias. A fundação do Grupo de Coimbra (1985) é o resultado palpável desse empenho. E jamais esquecerei que Jorge Veiga fez questão em estar presente no meu doutoramento honoris causa na Universidade de Poitiers, justamente a primeira com a qual a Faculdade de Letras estabelecera convénios. É que esse doutoramento simbolizava – acima de tudo! – o enorme apreço de Poitiers por tudo o que Coimbra estava a desenvolver.

                                                                       José d’Encarnação

Publicado em Rua Larga (revista da Reitoria da Universidade de Coimbra, nº 49, Julho 2017 [comemorativo dos 30 anos do Programa ERASMUS], p. 18 (com versão inglesa).

3 comentários:

  1. Adelaide Chichorro Ferreira
    5/10 às 9:36
    É impressionante como ele era tão parecido, de cara, com o filho, o Miguel Veiga, de quem fui colega no Experimental...

    ResponderEliminar
  2. Jorge Veiga, um Homem a que a Universidade de Coimbra muito deve!

    ResponderEliminar
  3. Não referi no texto, por desconhecimento, que ao Prof. Jorge Veiga a Comissão Europeia atribuiu, em 1999, o PRÉMIO ERASMUS. Justíssimo galardão!

    ResponderEliminar