segunda-feira, 5 de março de 2018

Victor Brito foi galardoado

       O Coronel Piloto Aviador Victor Brito, um dos vultos maiores da aeronáutica portuguesa, acaba de ser galardoado com o maior e mais importante prémio existente na Aviação Civil: o Prémio Carlos Bleck.
      Foi Carlos Bleck (1903-1975) o 1º aviador civil português e o prémio que tem o seu nome, instituído há uma dúzia de anos pela Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea, é outorgado de dois em dois anos e consta não apenas dessa honra, a maior conferida aos pilotos de linha aérea, mas também da oferta de um livro, uma biografia, que deve ser escrita por um escritor ou jornalista contratado para o efeito. No caso de Victor Brito, o livro poderá vir a ser publicado em 2019, porquanto o prémio diz respeito ao ano de 2017.
      No passado dia 1 de Março, na Sociedade Histórica da Independência de Portugal, em Lisboa, onde funciona o Instituto Bartolomeu de Gusmão, dedicado à aviação e cuja direcção Victor Brito integra como vogal, foi também apresentado o livro Asas Portuguesas sobre o Céu do Estado Português da Índia, de que Victor Brito é um dos autores, justamente porque desempenhou importante papel na resistência de Goa perante a União Indiana.
      Recorde-se que o homenageado, natural de S. Brás de Alportel, onde nasceu a 5 de Março de 1930, teve uma acção da maior valia no 11 de Março de 1975 e, mais perto de nós, na criação, em 1979, da empresa Aerocondor, que de imediato começou a funcionar, no aeródromo de Tires, como Escola de Aviação, com o principal objectivo de formar, por excelência, pilotos profissionais no âmbito da aviação comercial, sendo hoje ainda uma insubstituível referência nesse domínio. Victor Brito, que reside em Parede, tem sido também um dos dinamizadores do Rotary Clube Cascais-Estoril.
      Inclusive por me contar entre os membros da significativa comunidade são-brasense que, desde meados do século passado, vive e trabalha na freguesia de Cascais, congratulo-me vivamente por tão subida honra concedida a um dos nossos mais notáveis patrícios. E desejamos a Victor Brito pronta e mui eficaz recuperação da sua saúde.

                                    José d’Encarnação

Publicado em Cyberjornal, 04-03-2018:

Sem comentários:

Enviar um comentário